PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE JUNHO DE 2019

Aulão Pré-Fatec: planos no caminho do conhecimento


Durante a tarde deste sábado (22), Câmara recebeu cerca de 150 participantes em curso preparatório



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (1 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (2 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (3 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (4 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (5 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (6 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (7 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (8 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (9 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (10 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução





“Não há outro caminho, exceto o caminho do conhecimento”. As palavras do diretor da Fatec Piracicaba, José Alberto Rodrigues Filho, resumem a disposição de cerca de 150 estudantes que passaram a tarde deste sábado (22) na “Aulão Pré-Fatec”, curso preparatório com o objetivo de qualificar os concorrentes a uma das três faculdades oferecidas na instituição ligada ao Centro Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo. 

Por cerca de quatro horas, foram apresentados conteúdos sobre gramática da Língua Portuguesa, redação (com foco em gêneros narrativos), macetes para entender questões de Inglês, a formação da economia da região a partir das características de solo em Geografia e, por fim, o raciocínio lógico e a análise de números na aula de Matemática. 

Ex-estudante de escola pública, o vereador Pedro Kawai (PSDB), vice-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, destacou a importância da formação técnica. “Tenho certeza que sairão daqui muitos profissionais, extremamente capacitados, que vão mudar e profissionalizar cada vez mais a nossa cidade e o nosso País”, disse.

“Achei interessante oferecerem ‘aulão’ gratuito, abordando assuntos em geral dos vestibulares e não apenas da Fatec”, disse a estudante Vivian Estequi, que, embora não planeja estudar na Faculdade de Tecnologia, viu no evento uma oportunidade para se capacitar ainda mais para buscar o objetivo de estudar Administração Pública na Unicamp. 

Thaynara Lourenço é professora de inglês, mas busca nova uma área. Para isso, aproveitou o Aulão Pré-Fatec para aperfeiçoar os prepativos para o vestibular da Faculdade de Tecnologia. “Vou prestar Gestão Empresarial”, disse, “com a crise econômica do País, muitas pessoas investem na abertura de empresas, então acredito que o mercado precisará de profissionais capacitados para gerir estes empreendimentos”, avalia. 

O estudante Wellington Lisboa é egresso da escola pública e ainda não sabe ao certo que carreira irá seguir. Porém, ao saber através de uma amiga do Aulão Pré-Fatec, achou que seria uma oportunidade para melhorar as deficiências em Matemática e História. “Eu já trabalho, mas preciso buscar novas opções para o futuro”, acredita.

O Aulão Pré-Fatec surgiu da iniciativa de alunos do curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia. Eles decidiram criar este evento para melhorar a divulgação da instituição.

“Temos um excelente conteúdo, mas muitas vezes não é aproveitado pelos estudantes, por falta de conhecimento, então é uma forma de divulgar a qualidade da Fatec e dos cursos que oferece”, explica Rhaian de Souza, que, além de estudante da instituição, é diretor do Cursinho Avante, um dos parceiros na organização do evento. 

Diretora pedagógica do Avante, Tainá Franco Sterdi detalha que contribuiu para organizar as grades de aulas. “O conteúdo é bem legal, serve tanto para quem quer o vestibular quanto para concursos públicos”, disse. 

A tecnóloga de Alimentos, Karen Amaro, integrante da organização, avalia que com mais preparação anterior ao curso, os estudantes depois terão melhor condição para acompanhar o conteúdo. “Os professores (da Fatec) são muito qualificados, com mestrado, doutorado”, disse. 

Responsável aula de redação, o professor João Wolf, com 35 anos de experiência, destacou algumas dicas para os estudantes. “Eu sempre digo aos vestibulandos: é importante ir muito bem na área que você tem maior facilidade e estudar o dobro naqueles com maior dificuldade”, disse.

Está programado mais um Aulão Pré-Fatec, sábado (29), a partir das 13h, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. Serão oferecidos conteúdo de Biologia: Celular, Botânica e Animal; Química: Geral, Orgânica e Físico-Química; Física: Elétrica, Mecânica e Óptica: e História: Geral e Brasil.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  Comunicação


Legislativo

Notícias relacionadas