
27 DE MAIO DE 2025
Vereador Gustavo Pompeo (Avante) é o autor da propositura
Vereador Gustavo Pompeo (Avante)
Por meio da aprovação do requerimento 527/2025, a Câmara de Piracicaba realizará audiência pública para esclarecimentos sobre a má conservação e o abandono de cabos e fios pendurados nos postes de iluminação pública e energia elétrica em diversas vias do município de Piracicaba. O vereador Gustavo Pompeo (Avante) é o autor da propositura.
Por meio do documento, ficam convocados a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Secretaria Municipal de Administração e Governo, Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos e Procuradoria Geral do município e convida empresas de telefonia a participar da audiência, que será realizada no dia 10 de junho, às 14h, no plenário da Câmara.
O vereador argumenta que os fios soltos, emaranhados ou pendurados em postes vêm gerando riscos à segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas, especialmente em regiões de grande fluxo urbano e que há registros de acidentes envolvendo motociclistas e cidadãos atingidos ou derrubados por cabos baixos ou rompidos, o que configura uma situação de risco iminente à integridade física da população. Ele cita ainda o cenário de abandono de fios e a ausência de fiscalização adequada e também poluição visual e degradação do espaço público, afetando a qualidade de vida dos moradores.
DISCUSSÃO - O vereador Gustavo Pompeo afirmou que último dia 24, ocorreu um acidente envolvendo um jovem que se feriu ao entrar em contato com um fio de telefone. "Ele estava de moto e passou por um fio da Desktop que atravessava a avenida. Infelizmente, esse não é um caso isolado. Situações como essa não podem ser deixadas ao encargo apenas de quem tem a responsabilidade, pois envolvem a segurança de todos", afirmou.
Segundo ele, a CPFL possui os postes e concede para empresas terceirizadas realizarem a manutenção. "Na gestão passada, aprovamos um projeto que visa garantir maior efetividade e punições mais severas para as empresas que deixam fios pendurados ou abandonados. Muitas vezes, durante as manutenções, fios ficam soltos e abandonados, o que aumenta o risco de acidentes, especialmente com motociclistas", afirmou.
Gustavo Pompeo acrescentou que deveria haver uma fiscalização mais efetiva. "Infelizmente, essa situação ocorre em toda a cidade, com postes e fiação abandonados por diversos locais. É inadmissível que pedestres tenham que abaixar a cabeça ou sair da calçada por causa de fios atravessados, colocando suas vidas em risco", concluiu.