PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE OUTUBRO DE 2022

Atas da Irmandade do Santíssimo Sacramento estão disponíveis no Atom


Livro de atas traz registros de 1849 a 1852 e foi doado à Câmara em 1923; Setor de Gestão de Documentação e Arquivo transcreveu e disponibilizou os itens no sistema Atom



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

A digitalização e a transcrição dos itens documentais podem ser acessadas pelo público no acervo digital da Câmara



A partir desta terça-feira (4), o livro de atas da Irmandade do Santíssimo Sacramento está disponível ao acesso público no acervo histórico digital da Câmara Municipal de Piracicaba. Os documentos, que datam de 1849 a 1852, podem ser localizados no sistema Atom (Access to Memory) a partir deste link.

A Irmandade do Santíssimo Sacramento – uma confraria católica que surgiu ainda na Idade Média e é uma das mais antigas do catolicismo – chegou à Vila Nova da Constituição, como era nomeada Piracicaba à época, em 7 de outubro de 1849, instalando-se na Catedral de Santo Antônio. De acordo com o historiador Leandro Guerrini, a irmandade foi responsável pelo estabelecimento da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, em 1854. 

Segundo a ata da sessão extraordinária de 17 de setembro de 1923, o livro de atas da Irmandade chegou ao acervo da Câmara através de doação feita por Júlio Conceição nesse mesmo ano. Fazem parte do livro 25 itens documentais, que registram o processo de fundação da Irmandade, bem como seus encaminhamentos e decisões.

A primeira ata presente no livro é do dia de sua fundação, em 1849; nela, registra-se uma reunião realizada na sacristia da Igreja Matriz, na qual os presentes se declararam "irmãos”, como eram denominados os membros da irmandade. De acordo com o documento, na mesma ocasião, foi decidida, por votação, a composição da Mesa Diretora da Irmandade. As funções de cada membro também foram estabelecidas provisoriamente nessa reunião; José Pinto de Almeida, reconhecido hoje como fundador da Santa Casa, foi nomeado como provedor.

Além da digitalização dos 25 documentos, o arquivo com o índice, o resumo de cada ata e suas transcrições também podem ser localizados na plataforma Atom.

Atom – O Access to memory (Atom) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis. Atualmente, 1.132 itens estão disponíveis ao fácil acesso do público.



Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Achados do Arquivo Documentação

Notícias relacionadas