PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE JANEIRO DE 2023

Artemis comemora 87 anos neste domingo


Josef Borges destaca desenvolvimento e novos projetos e divulga que festa do aniversário do distrito será em 11 de fevereiro



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O distrito de Artemis comemora 87 anos com projetos para seu desenvolvimento sustentável. O aniversário é neste domingo (15) e, ao longo do ano, a localidade deve receber investimentos e melhorias que vão repercutir em emprego e renda, saúde e educação.

Parte das benfeitorias integra os planos de zeladoria, proposta administrativa do prefeito Luciano Almeida que tem o apoio do vereador Josef Borges (Solidariedade), morador do bairro. Artemis é a primeira localidade da cidade a ser contemplada com o projeto. "2023 será um ano diferente para o distrito de Artemis. Vamos dar início ao nosso projeto de zeladoria, em parceria com a associação do bairro e todos os moradores. Acredito no sucesso do projeto e que, muito em breve, vamos poder replicar para outros distritos e bairros da cidade", disse Luciano Almeida.

"Nosso projeto para o desenvolvimento do distrito de Artemis envolve a realização de uma ação de saúde com a água termal sulfurosa e atividades físicas. Esse tratamento terá início como atividade-piloto para moradores de Artemis e será ampliado gradativamente para toda a população de Piracicaba", informou Josef Borges.

O vereador também destaca a instalação da Klabin e de outras empresas no Itaperu; a construção da nova creche onde era a antiga escola, conhecida como "grupão"; o início da zeladoria para a manutenção das áreas verdes; a reforma da quadra poliesportiva, prevista para fevereiro; e a nova praça adaptada para as crianças.

"Estou trabalhando junto com a secretária de Agricultura, Nancy Thame, e o deputado estadual Alex de Madureira para a pavimentação das estradas rurais da região do Canal Torto, por meio do programa 'Melhor Caminho', do governo do Estado. Essa é uma obra que os moradores da área rural aguardam há 20 anos e que será realizada", acrescentou Josef Borges.

Assim como o vereador, o deputado também é do bairro e já mandou recursos para a reforma da praça João Alfredo, por meio de emenda parlamentar, e participa das ações da reforma da antiga escola e de outros projetos para a população.

PROJETOS - Os projetos estendem-se para Artemis e todos os bairros do distrito, como Lago Azul, Itaiçaba e Itaperu. "Já estou trabalhando para que a Prefeitura faça o recapeamento de toda a avenida Fioravante Cenedese, a instalação de lâmpadas LED em todas as ruas, a construção de uma nova sede para a Unidade de Saúde da Família e o novo terminal de ônibus para melhorar a conexão para os moradores", afirmou Josef Borges.

Alex de Madureira, que passou a infância e a adolescência em Artemis e tem os pais ainda residindo no bairro, refere-se ao distrito com orgulho. "Artemis, para mim, é uma referência. É o lugar de onde eu saí para trabalhar, estudar e para me preparar para o que estou vivendo hoje. E qualquer ação que hoje eu possa fazer pelo bairro de Artemis, para mim é em forma de gratidão por tudo aquilo que eu vivi. Gosto de dizer para as pessoas que sou piracicabano e que cresci no bairro de Artemis. Temos muito ainda a fazer pelo bairro e essa parceria com o vereador Josef Borges é muito importante. Fazia muitos anos que o bairro de Artemis não elegia o seu representante. Tivemos lá atrás o Egidinho Mauro, que sempre representou muito bem o bairro, foi uma figura importante para Piracicaba e para nossa região de Artemis. E hoje temos o Josef", ressaltou.

O deputado aponta que o vereador tem sido "um representante que tem trabalhado para melhorar as condições do bairro, para trazer desenvolvimento". "Estou contribuindo e quero ajudar ainda mais naquilo que eu puder, seja com recurso parlamentar, seja com ações do governo do Estado, seja com ações do próprio mandato, mas continuar ajudando o meu barro, o bairro de Artemis", concluiu.

FESTA, HISTÓRIA E PATRIMÔNIO - Para comemorar o aniversário, a comunidade fará uma festa na antiga estação ferroviária, em 11 de fevereiro. O evento, com início às 18h30, contará com atração musical e venda de porções de mandioca frita e coxinha de mandioca, que são o carro-chefe da tradicional Festa da Mandioca, realizada anualmente em setembro no distrito.

O aniversário segue a data do decreto que institui o distrito de Artemis, em 15 de janeiro de 1946. Antes, o vilarejo era chamado de Porto João Alfredo e cresceu no entorno da estação ferroviária, construída em 1887. A Ponte de Ferro, que teve toda a estrutura importada da Inglaterra em 1912 e é uma das somente duas do tipo existentes no Brasil, foi inaugurada em 1915.

Outro importante patrimônio do distrito é a água termal sulfurosa. Os poços perfurados na região, no período em que o país buscava petróleo (entre os anos 1930 e 1940), revelaram um tesouro à saúde. Em Artemis foram três poços: o atual, ainda em uso na margem do rio Piracicaba; e outro na praça e no bairro Limoeiro, já tapados há alguns anos.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Josef Borges

Notícias relacionadas