05 de setembro de 2025
Vereador diz que escola em Santana será construída com recursos federais
Josef Borges, em discurso na 47ª Reunião Ordinária, falou sobre construção de escola em Santana, atividade do Conheça o Legislativo e escola de futebol em Artemis
O vereador Josef Borges (PP), ao discursar na Tribuna da 47ª Reunião Ordinária, realizada nesta segunda-feira (4), afirmou que, contrariamente a notícias que apareceram na mídia local, haverá a construção de uma escola no bairro Santana.
“Quero me dirigir à comunidade de Santana e Santa Olímpia para tranquilizá-los: a escola de Santana será, sim, construída. Sem dúvida alguma, investir em educação é essencial para o desenvolvimento de nossa sociedade, pois promove o desenvolvimento econômico e social. Ao formar cidadãos críticos, isso não é apenas demagogia, mas um fato comprovado. E é por isso que, mesmo diante da necessidade de uma nova escola em Santana, o Executivo e a Secretária [de Educação] Juliana [Vicentim] estão empenhados e planejando essa construção de forma responsável. A prioridade está mantida, quero ressaltar isso aqui para a comunidade de Santana e Santa Olímpia, a todos os demais nobres vereadores: a nova escola do bairro de Santana será construída”, falou.
De acordo com o parlamentar, no entanto, a nova unidade deve ser construída com recursos federais, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Ministério da Educação: “Ele [o PAR] é um instrumento de planejamento estratégico para aprimorar a qualidade da educação básica em todo o Brasil. Isso garante que a obra seja viabilizada com responsabilidade, utilizando recursos federais e preservando os investimentos locais para outras áreas urgentes. Esse, sim, é um olhar global de uma gestão que visa a melhoria do todo. E a pergunta é: podendo ter recursos federais, por que usar os municipais?”
Em outro discurso, também proferido nesta segunda-feira, Josef Borges ainda falou sobre atividade realizada no âmbito do projeto “Conheça o Legislativo”, ocorrida na manhã do último dia 27 de agosto, no Colégio Épico.
“Foi uma manhã muito produtiva, muito especial, porque os alunos se engajaram. Nós havíamos proposto, junto à direção, um tema de relevância e também de grande importância para as famílias. E eles simularam, na prática, a discussão desse projeto, que pedia uma intervenção nas imediações da escola, com o prolongamento da rua Antônio Cobra Filho, com acesso à Avenida Cristóvão Colombo. Um dos alunos foi além: junto à sua família, coletou mais de 500 assinaturas e fez essa pesquisa em campo, em 15 dias, expondo aos moradores o projeto e colhendo a opinião daqueles que seriam afetados ou beneficiados”, disse o parlamentar.
Josef Borges também falou sobre a escolinha de futebol de Artemis, em parceria com a Uni-Artemis, que desde junho conta com um treinador disponibilizado pela Prefeitura.
“Eles fazem um trabalho para mais de 70 crianças. E nós tivemos, em pouco tempo desse trabalho, a grata satisfação de ver um dos garotos, o Antônio, que com seu talento passou na peneira do XV, sub-15. Em 2026, ele vai participar da equipe sub-15. Já se vê que é um talento nato e ele é fruto dessa escolinha de Artemis”.
Os discursos completos do parlamentar podem ser vistos nos vídeos acima.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
05 de setembro de 2025
28 de agosto de 2025
28 de agosto de 2025
28 de agosto de 2025