PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE NOVEMBRO DE 2021

ArcelorMittal será homenageada na Câmara pelos 100 anos de fundação


Moção de aplausos 245/2021, do vereador Thiago Ribeiro (PSC), foi aprovada, na segunda-feira (22), durante a 46ª reunião ordinária.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Proposta da moção de aplausos é do vereador Thiago Ribeiro (PSC)



Líder mundial na produção de aço, com clientes em 160 países e mais de 168 mil empregados, a ArcelorMittal será homenageada na Câmara Municipal de Piracicaba, pelos 100 anos de fundação. A moção de aplausos 245/2021 foi apresentada pelo vereador Thiago Ribeiro (PSC) e enaltece a trajetória de uma companhia que nasceu no longínquo 11 de dezembro de 1921, na cidade de Sabará, em Minas Gerais.

A votação aconteceu nesta segunda-feira (22), durante a 46ª reunião ordinária da Câmara em 2021, e a homenagem será entregue, em data ainda a ser definida, ao diretor Luis Augusto Arruda Penteado.

O texto da moção destaca uma história que começou no interior mineiro, passou por diversas fusões e aquisições de capitais, como o 49% adquirido pela Belgo-Mineira, em 1994, da Siderúrgica Dedini – ramo iniciado grupo piracicabano a partir de 1955.

Ao longo do Século XX, a ArcelorMittal foi protagonista em seu ramo de momentos importantes, como no período da 2a Guerra Mundial (1939-1945), quando convocada pelo presidente Getúlio Vargas para fabricar trilhos necessários à ampliação da malha ferroviária do País. Em parceria com a Marinha Brasileira, constrói um laminador, o que possibilitou a produção do primeiro trilho da história do Brasil e da América Latina.

Na segunda metade da década de 1950 e início dos anos 1960, quando o País foi marcado por grandes obras, entre elas a construção da nova capital federal, a cidade de Brasília-DF, a empresa que era a maior produtora de aço para concreto armado do Brasil, contribuiu com o fornecimento de milhares de toneladas do produto.

No mesmo período, a companhia forneceu cordoalhas para concreto protendido durante a construção do Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG). A aplicação desse produto proporcionou a obtenção de grandes vãos na monumental estrutura do estádio, o segundo maior do mundo na época da sua inauguração.

Dentre as inovações da ArcelorMittal está o primeiro hub de inovação da indústria do aço do mundo, com o propósito de aumentar a competitividade da empresa, estimulando o desenvolvimento de ideias inovadoras voltadas para a melhoria dos processos internos de produtos e serviços. Criou também o fundo de gestão Açolab Ventures, para investir mais de R$ 100 milhões em startups e empresas inovadoras.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Thiago Ribeiro

Notícias relacionadas