06 de dezembro de 2021
Aprovada moção de apoio à extensão do ‘Abono Fundeb’
Propositura, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), foi aprovada nesta segunda-feira (6) na 50ª reunião ordinária da Câmara.
De autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), foi aprovada nesta segunda-feira (6), na 50ª reunião ordinária, a moção 260/2021, de apoio à extensão do ‘Abono Fundeb’ - PLC 37/2021 aos trabalhadores do Centro Paula Souza.
"Quero fazer uma breve consideração a respeito da necessidade da defesa da extensão do Fundeb, deste bônus aos professores e aos demais servidores do Centro Paula Souza. Está em tramitação na Alesp o PLC 37/2021 que faz alterações à Lei 14.113, de 2020. Embora nesta lei, no seu artigo oitavo, diga explicitamente sobre esse abono às escolas técnicas, que desempenham essa atividade, o PLC do governo João Dória (PSDB) - e aí gostaria muito que o próprio vereador da base do PSDB, mas que defende o governo Doria, possa fazer esse diálogo - que nós aprovemos essa moção e que este abono também seja estendido para os professores e servidores da Fundação Paula Souza", destacou a vereadora.
Na propositura, a parlamentar explica que o referido projeto trata da proposta do chamado “Abono Fundeb” aos professores da rede estadual, porém deixa de fora os demais servidores que atuam nas escolas estaduais e todos – professores e servidores técnico-administrativos – do Centro Paula Souza.
De acordo com Rai de Almeida, o argumento do governo é que "a origem destes recursos, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação/FUNDEB, limitaria o abono aos professores da educação básica". "No entanto, os estudantes da educação profissional e tecnológica do Centro Paula Souza são contados para o recebimento do FUNDEB no estado de São Paulo”, afirma.
A vereadora explica que recentemente houve modificação da estrutura do financiamento da educação no país através da Emenda Constitucional 108, de 26 de agosto de 2020, que instituiu o novo Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Foi editada a Lei 14.113, de 25 de dezembro de 2020 (com vigência a partir de 26 de dezembro de 2020) para regulamentação do Novo Fundeb.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
18 de agosto de 2025
15 de agosto de 2025
13 de agosto de 2025
12 de agosto de 2025