
08 DE NOVEMBRO DE 2021
Estudantes da disciplina de Sociologia conheceram o funcionamento da Câmara Municipal e simularam a votação de um projeto sobre o uso ou não de celular em sala de aula
Alunos em frente à Câmara Municipal
Orientados pelos professores Thales Gomes - de Educação Física - e Dalva Pereira de Souza, da disciplina de Sociologia, 13 alunos do segundo ano do ensino médio da escola estadual Dionetti Calegaro Miori, do bairro Água Branca, participaram na tarde desta segunda-feira (8) do projeto "Conheça o Legislativo", programa que abre a Câmara Municipal de Piracicaba (SP) para estudantes de escolas públicas e particulares do município. Eles foram recepcionados pela vereadora Sílvia Morales e o assessor parlamentar João Scarpa, ambos integrantes do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua", além dos servidores Bruno Didoné de Oliveira, Laura Ribeiro e Érika Dinis, da Escola do Legislativo.
A primeira parte foi desenvolvida por Laura Ribeiro, que ministrou o tema: "Aspectos Históricos de Piracicaba", sendo que foi mostrado aos alunos, por exemplo, o livro ata da fundação de Piracicaba e o registro da primeira reunião ordinária do Legislativo Municipal, que ocorreu em 1822 em uma edificação na praça José Bonifácio, já que à época a Câmara Municipal ainda não tinha uma sede própria.
"A Separação dos Poderes" foi o segundo módulo apresentado por Bruno de Oliveira, onde foi explicado aos alunos a criação e função dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
"Nós temos cidadãos adultos que infelizmente não têm conhecimento do que é o Poder Legislativo", disse Dalva de Souza, docente que organizou a visita. "No ano que vem nós vamos trabalhar cidadania e é de suma importância eles conhecerem e que fazem parte dessa Casa", refletiu.
Uma das atividades do Conheça o Legislativo é simular uma reunião ordinária. Pela primeira vez na Câmara, Maria Gabriela Tomaz dos Santos, de 16 anos, foi a presidente da Câmara nesse trabalho. "Eu achei uma experiência muito emocionante, senti um friozinho na barriga, sendo que já havia apresentado trabalhos escolares, mas nada sobre a Câmara", destacou.
Sarah Fernanda Pires da Silva, Larissa Mello e Dhomini Muniz também gostaram do que viram. Na simulação do projeto de lei que previa o uso de telefone celular em sala de aula, Muniz foi contra. "O celular é bom para pesquisas, mas, nos horários de aula, atrapalha", explicou.
Ao final da visita eles foram levados para conhecer o "Memorial Prudente de Morais", o salão nobre "Helly de Campos Melges" e o "Marco Histórico da Câmara de Vereadores de Piracicaba", alusivo aos locais simbólicos da luta e resistência do povo negro, localizado na entrada do prédio principal "Prudente de Morais", na rua Alferes José Caetano, 834.
Escolas que tenham interesse em trazer seus alunos para conhecer o complexo do Legislativo Municipal podem entrar em contato na Escola do Legislativo "Antônio Carlos Danelon - Totó Danelon" - pelo 3403-7129.