PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE JULHO DE 2020

Advogadas e jornalistas debatem violência contra a mulher nesta sexta


Resultados de três trabalhos de conclusão de curso serão apresentados em roda de conversa virtual, com início às 9h30.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Roda de conversa será transmitida pelo Zoom e pelo canal da Escola do Legislativo no YouTube



Sete mulheres estarão à frente de um debate, às 9h30 desta sexta-feira (24), que analisará a contribuição de três trabalhos de conclusão de curso em jornalismo e direito na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) para o combate à violência de gênero. O tema será tratado em roda de conversa virtual promovida pela Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

As inscrições para participar do evento on-line encerram-se nesta quinta-feira (23). Quem se cadastrar receberá por e-mail ou WhatsApp o link de acesso à sala de reunião na plataforma virtual Zoom. O canal da Escola do Legislativo no YouTube também transmitirá o encontro, simultaneamente.

Com o tema "Pesquisa e educação no combate à violência de gênero", a roda de conversa abrirá espaço para a exposição dos resultados dos três trabalhos de conclusão de curso que jogaram luz sobre a discussão. O debate será mediado pela advogada Aline Meme Gallo, graduada em direito pela Unimep e pós-graduanda em gerenciamento ambiental pela Fealq-USP, e pela jornalista Thaís Passos da Cruz, também formada pela Unimep e pós-graduanda em comunicação e marketing em mídias digitais pela Estácio.

As jornalistas Rosa Cardoso, Gabriela Melo e Beatrís Cortellazzi contarão sobre o trabalho de conclusão de curso que resultou na criação do site violencianapele.com, com relatos, em formato literário, de seis mulheres que sofreram agressões em ambiente doméstico. Multimídia, a página traz vídeos com especialistas, dados com o panorama da violência de gênero na região e fotos que visam diversificar a experiência do leitor.

Também produto de trabalho de conclusão de curso de jornalismo, o livro-reportagem "Trauma a Termo", de Mariana Requena, reúne casos de violência obstétrica, com depoimentos de mulheres que enfrentaram o trauma e sofreram desde ataques morais e psicológicos até agressões físicas.

Já a pesquisa "Considerações sobre o feminismo e o Direito Penal no combate à violência de gênero”, trabalho de conclusão de curso de direito produzido pela advogada Sarah Stievano Consolini, analisa as causas da violência de gênero, suas formas de manifestação, os motivos que levam mulheres a terem dificuldade em se retirar de relacionamentos abusivos e de que maneira a cultura do estupro valida comportamentos violentos.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas