26 de setembro de 2019
Adoção responsável é incentivada em palestra da Escola do Legislativo
Evento foi conduzido pelo orientador pedagógico do CCZ, Marcio Ermida
Há cerca de 15 mil animais abandonados em Piracicaba, expostos aos maus tratos, situação que provoca o acúmulo de dejetos em vias públicas, a proliferação de doenças e parasitas e gera riscos de acidentes. Este dado motivou a realização da palestra "Cães e Gatos: Adoção Responsável", que aconteceu nesta quinta-feira (26), no espaço da Escola do Legislativo.
A aula foi ministrada pelo biólogo e orientador pedagógico do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Márcio Ermida, que explicou sobre a necessiade da conscientização da população sobre a adoção responsável e os benefícios da castração para o combate ao abandono de animais.
De acordo com Márcio Ermida, antes da adoção, o dono deve se informar sobre todas a necessidades do animal e refletir se, de fato, pode atendê-las. Segundo o palestrante, são cuidados obrigatórios aos animais: as visitas periódicas ao veterinário, pelo menos uma vez ao ano, a vacinação, os cuidados com a higiene, cuidados com a alimentação, vermifugação e os passeios.
O biólogo esclareceu que é importante que os donos de cães passeiem com seu animal todos os dias para estimular a sociabilidade do animal, visto que a falta de passeios deixa o cachorro estressado e agressivo. Márcio também desmistificou a ideia de que gatos devem ser soltos sem o acompanhamento do dono. Segundo ele, os gatos devem ser criados dentro de casa desde filhotes e devem ser entretidos com brinquedos.
A aula também abordou o decreto municipal 13.963/2011, que pune situações de maus tratos contra animais. Márcio incentivou a denúncia destas situações, quando comprovada a veracidade da transgressão.
O palestrante fez um apelo a adoção responsável de animais sem raça definida. “O vira-lata é lindo, resistente e, principalmente, muito agradecido”, comentou Márcio.
O estudante de administração da ETEC Coronel Fernando Febeliano da Costa, Elias Nascimento, compareceu para adquirir conhecimentos para o projeto de seu grupo, voltado a adoção de animais. O grupo desenvolveu um site chamado “Meu caro focinho” no qual, por meio da parceria com ONGs, divulga animais que estão para a adoção e orienta a população sobre a adoção responsável.
“A palestra me ajudou a entender as dificuldades que a causa animal está enfrentando em relação à adoção, visto que muitos adotam somente animas de raça e deixam de adotar os animais que foram abandonados”, comentou o estudante.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
15 de setembro de 2025
10 de setembro de 2025
03 de setembro de 2025
28 de agosto de 2025