PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE MAIO DE 2022

Abertas as inscrições para "Cidadania Política e Direitos Humanos"


Rodas de Conversas serão promovidas pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba. Cursos integram programação dos meses de maio e junho



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Escola do Legislativo abre inscrições para Rodas de Conversas que enfocarão "Cidadania Política e Direitos Humanos"



A Escola do Legislativo “Antônio Carlos Danelon – Totó Danelon”, da Câmara Municipal de Piracicaba, abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para ciclo de quatro rodas de conversas intitulado “Cidadania Política e Direitos Humanos: Em qual sociedade merecemos viver? ” Os cursos integram a programação dos meses de maio e junho da Escola, sendo que dois deles serão realizados on-line e os outros dois de forma presencial.

O primeiro encontro acontece no próximo dia 23, das 14h às 16h, de forma on-line pelo aplicativo Zoom, com a orientação do professor do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) – campus Piracicaba – Adelino Francisco de Oliveira.

O docente ministrará o tema “Relações Étnico-Raciais e o programa dos Direitos Humanos”, e abordará as diferentes maneiras em que a cidadania política e os direitos humanos importam na experiência cotidiana, em especial para o conhecimento da potência da cultura afro-brasileira como dimensão fundamental para a educação e relações étnico-raciais, tendo como ponto de partida o debate sobre os direitos humanos.

JUNHO – “Mérito e Democracia: em qual sociedade merecemos viver?” é a proposta do doutor em Ciência Política pela USP (Universidade de São Paulo), Thiago Lazier, para o dia 15 de junho, das 14h às 16h, on-line pelo aplicativo Zoom.

O facilitador abordará o conceito de mérito ou merecimento ao mesmo tempo, além da discussão do ponto de vista da organização social, da democracia e da igualdade de oportunidades.

PRESENCIAL – Outros dois encontros que integram a programação da Escola para o mês de junho serão promovidos de forma presencial: dia 22, da 14h às 16h, o docente Rafael Gonzaga, doutor em História Social pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) pretende abordar os espaços comuns como lugar por excelência do bem viver. “O que é ou como se forma a cidade? ” e “Como Viver bem na cidade” são tópicos que estão no conteúdo para o debate. A mediação é do professor Josué Adam Lazier, que é graduado em Teologia e doutor em Educação.

“Igualdade e Pluralidade: Diferenças nossas de cada dia” é o tema da Roda de Conversa que encerra o ciclo, no dia 29. Esse curso será apresentado pela docente associada do Departamento de Educação (área de Psicologia) do IB/Unesp – campus Rio Claro (SP) – Célia Regina Rossi – que é coordenadora da rede Acampa pela Paz e o Direito a Refúgio – Brasil. Para este evento, os organizadores solicitam um litro de leite para a Campanha da Solidariedade.

Célia vai debater com os presentes, interações que promovam o bem-estar, o conhecimento, a não violência, a compreensão e valorização do outro e a construção da paz no viver em comunidade.

As inscrições podem ser feitas no site da Escola do Legislativo, em escola.camarapiracicaba.sp.gov.br. As palestras terão transmissão simultânea pelo YouTube da Escola do Legislativo de Piracicaba. Os inscritos para os cursos on-line receberão o link de acesso para a sala de reunião por e-mail e/ou WhatsApp.

CERTIFICADO – A Escola do Legislativo informa que receberão os certificados os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo. Outras informações pelo (19) 3403-7129.



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas