
23 DE MAIO DE 2025
Requerimento de Cássio Fala Pira, aprovado nesta quinta (22), busca junto ao Executivo e ao Cismetro detalhes sobre atendimentos na área de ortopedia realizados na cidade
Cássio Luiz Barbosa (PL) é autor do requerimento 477/2025, aprovado nesta quinta-feira (22), na 28ª Reunião Ordinária
Por meio de requerimento aprovado nesta quinta-feira (22), na 28ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, busca junto ao Executivo e ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Piracicaba) informações sobre “a situação da assistência ortopédica na rede municipal de saúde" em de Piracicaba.
Na propositura, o parlamentar aponta “a crescente demanda por atendimentos ortopédicos na rede pública de saúde do município, com relatos de demora nas consultas e acúmulo de pacientes nas unidades de atendimento de urgência e especialidades”, e salienta que “a adequada cobertura médica nas especialidades, como a ortopedia, é fundamental para evitar agravamento de lesões, garantir reabilitação e reduzir encaminhamentos indevidos às UPAs”.
Ao justificar o requerimento na tribuna, Cássio disse: "estamos com um grande problema em nossa cidade, que é a falta de ortopedistas. Pelo que eu levantei, por isso que eu fiz esse requerimento, há só três médicos ortopedistas atendendo uma cidade de quase 500 mil habitantes. Eles não estão dando conta. Eu estou com pacientes que vêm no meu gabinete com o pulso quebrado, aguardando para fazer cirurgia, entre outras pessoas que estão aguardando cirurgia, esperando o ortopedista. Ou seja, até retorno estão aguardando com o ortopedista. Três em uma cidade de 500 mil habitantes, a gente quer entender o que está acontecendo na cidade de Piracicaba".
Questionamentos da propositura- Sobre os atendimentos realizados pelo Consórcio — que desde o ano passado conta com a adesão do município —, Cássio Luiz pergunta quais serviços foram realizados em Piracicaba em 2024 com recursos do Cismetro. Ele solicita o detalhamento dos procedimentos, com informações “sobre as empresas prestadoras, os processos licitatórios ou justificativas legais para contratação direta', e pede que sejam anexadas cópias de contratos, notas fiscais e relatórios de execução."
O vereador ainda pergunta quais documentos referentes à prestação de contas de 2024 foram encaminhados aos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o Ministério Público e a Controladoria Geral da União, e também qual o cronograma previsto para as próximas prestações de contas."
No requerimento 477/2025, ele também solicita informações sobre o quadro funcional do Consórcio em 2024, incluindo 'o número total de colaboradores, nomes, cargos, regime de contratação e o município de lotação de cada um'. Além disso, quer saber, detalhadamente, 'quais são os profissionais de saúde, autônomos ou vinculados a pessoas jurídicas, que prestaram serviços ao município de Piracicaba por meio do Cismetro em 2024' e a quantidade de atendimentos e/ou procedimentos realizados."
Já para o Executivo municipal, Cássio Luiz pergunta quantos médicos ortopedistas atualmente fazem parte da rede municipal de saúde, “considerando tanto profissionais efetivos quanto contratados temporariamente ou por convênio”, bem como “em quais unidades de saúde estão lotados os profissionais da ortopedia, incluindo o Centro de Ortopedia e Traumatologia (COT), os CRABs, postos de saúde e demais pontos de atendimento”.
Ele também indaga se há atendimento de ortopedia em regime de plantão 24 horas em alguma unidade de saúde do município e, se sim, pergunta em quais locais e com qual estrutura de suporte.
O vereador igualmente quer saber qual o tempo médio de espera para atendimento ortopédico nas unidades básicas, especializadas e de urgência no município. Além disso, questiona se há fila ativa de espera por consultas, exames ou procedimentos ortopédicos e, em caso afirmativo, 'qual o número estimado de pacientes aguardando e como está sendo feita a priorização'
“Existe um plano em execução para ampliar a cobertura de ortopedia na rede municipal, seja por meio de contratação, convênio ou parceria com o Cismetro? Em caso afirmativo, qual o cronograma previsto?”, questiona o vereador na propositura.
Cássio ainda pergunta se houve desligamentos recentes de médicos ortopedistas da rede municipal e, se sim, quer saber quantos foram, quais as datas e os impactos provocados na oferta de atendimento.
Por fim, ele também quer saber quais medidas estão sendo adotadas para regularizar ou ampliar a oferta de atendimentos ortopédicos, inclusive nos finais de semana.