
23 DE MAIO DE 2025
Lei Municipal prevê demarcação de vagas exclusivas; líder do governo justifica que sinalização já tem ocorrido
Vereador Thiago Ribeiro (PRD) é autor do requerimento
Com placar de nove votos contrários e sete favoráveis, foi rejeitado, na 28ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (22), o requerimento nº 473/2025, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PRD), que convocava audiência pública para debater sobre a criação de vagas de estacionamento exclusivo para veículos de transporte escolar em frente às escolas para fins de embarque e desembarque de alunos. O requerimento cobrava a aplicação da Lei 9.764/2022, que obriga a Prefeitura a demarcar as vagas.
Ao justificar voto, Thiago Ribeiro salientou que foi procurado pelos condutores escolares para cobrar a aplicação da lei e por isso requisitou a audiência pública. “Deixo registrado que é a primeira solicitação que eu faço de audiência pública para melhor debater, para melhor procurar o caminho e solucionar a segurança das nossas crianças. Era só isso, quero deixar isso registrado aqui. Mas, eu respeito o voto, que é soberano”, colocou.
O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), autor da Lei 9.764/2022, também justificou voto. “É muito estranho não querer discutir a segurança das crianças, que as vans tenham suas vagas demarcadas em frente às escolas”, avaliou.
Já o líder de governo, vereador Josef Borges (PP), justificou que grande parte das vagas já está sinalizada. “Piracicaba tem uma dificuldade enorme na mobilidade. E é necessário um estudo rigoroso para que a segurança seja de fato garantida”, explicou. “Julgamos que não seria necessária essa discussão porque traz custos para esta Casa fazer um debate sobre uma lei que já está sendo implementada”.
Confira, nos vídeos, as justificativas de voto dos vereadores.