PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE MARÇO DE 2018

Trevisan aciona MP contra descaso com a praça Imaculada Conceição


Vereador pintou faixas de protesto contra a administração municipal. Desde 2011, ele já encaminhou ao Executivo nove proposituras cobrança a revitalização do local.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Trevisan pintou faixas com mensagens cobrando da Prefeitura atenção à praça

Trevisan pintou faixas com mensagens cobrando da Prefeitura atenção à praça
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Vereador protocolou no Ministério Público pedido de abertura de inquérito civil

Vereador protocolou no Ministério Público pedido de abertura de inquérito civil
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Trevisan pintou faixas com mensagens cobrando da Prefeitura atenção à praça



Sem respostas efetivas às cobranças que tem feito via Legislativo, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) decidiu acionar o Ministério Público contra o descaso e a falta de segurança na praça Imaculada Conceição, na Vila Rezende. O pedido de abertura de inquérito civil está relacionado em um documento de cinco páginas protocolado nesta quarta-feira (7).

Nele, Trevisan pede para o MP "apurar o abandono da praça Imaculada Conceição, no sentido de cobrar as devidas providências da Prefeitura, através do prefeito Barjas Negri (PSDB) e do secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten", garantindo, assim, a revitalização do lugar e, "consequentemente, maior segurança aos moradores e comerciantes do bairro".

O parlamentar ressalta que a praça, situada em frente à igreja matriz homônima e "um dos principais cartões postais da cidade", "nos últimos anos vem apresentando um processo de degradação e total aspecto de abandono, pois faltam limpeza, manutenção e, principalmente, segurança", fatores que a fizeram deixar de ser utilizada pela população.

Trevisan lembra, no documento, que, "por inúmeras vezes, cobrou providências da Prefeitura em relação ao abandono e à falta de manutenção, limpeza e segurança" no local. Uma das mais recentes foi a tentativa de acrescentar emenda ao Orçamento deste ano, no valor de R$ 400 mil, para revitalização e manutenção da praça ––a proposta foi rejeitada pelo plenário.

No total, desde 2011, o vereador já encaminhou ao Executivo nove proposituras, entre indicações (663/2014922/20142.488/20151.923/2017 e 2.555/2017) e requerimentos (400/2011461/2014, 1.039/2015 e 748/2017), sem contar os ofícios que enviou, os quais não necessitam cumprir o rito legislativo.

Os pedidos por maior atenção da administração municipal também foram tema de pronunciamentos feitos pelo parlamentar na tribuna, durante reuniões ordinárias da Câmara. Somente num espaço de um mês, entre outubro e novembro do ano passado, Trevisan usou os microfones em cinco oportunidades para cobrar a revitalização da área.

Nesta quarta-feira, a falta de investimentos da Prefeitura no local motivou o vereador a expressar sua insatisfação com a gestão Barjas Negri (PSDB) por meio de duas faixas pintadas por ele com spray de tinta e estendidas na própria praça Imaculada Conceição. "Nossa praça está abandonada. Cadê o Barjas?", questiona uma delas, enquanto a outra faz crítica ao fato de o IPTU não ser revertido em melhorias para a cidade.

PROBLEMAS - Nas cinco páginas do pedido protocolado no Ministério Público, Trevisan descreve com detalhes os problemas que atingem a praça Imaculada Conceição. O vereador lista três intervenções consideradas urgentes por moradores, comerciantes e frequentadores da área: a demolição dos sanitários, a colocação de grades no entorno do coreto e o desmonte do quiosque da terceira idade para instalar no lugar uma academia ao ar livre.

Do jeito que estão, os três locais, segundo o parlamentar, não têm sido utilizados pela população, servindo de abrigo para "pessoas mal intencionadas, que consomem entorpecentes e mantêm relações sexuais”, trazendo até ali colchões, roupas, bebidas alcoólicas e drogas.

Os sanitários masculino e feminino, exemplifica o vereador, "estão em condições precárias, com infiltrações, rachaduras nas paredes e nos pisos, mictórios e bacias sanitárias danificados, tubulações de esgoto entupidas, pichações e sujeira, demonstrando um aspecto de total abandono".

Trevisan chama a atenção para o fato de a praça, atualmente, ser ocupada por uma grande população de moradores de rua. "Porém, infiltradas nesse grupo, existem também pessoas que cometem crimes na região, como tráfico e uso de entorpecentes, furtos e ameaças aos visitantes da igreja", diz.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Infraestrutura Urbana Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas