PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE MAIO DE 2016

Setur e comerciantes definem uso de espaço na avenida Beira Rio


Reunião na tarde desta quarta-feira (18) foi agendada pelo vereador João Manoel dos Santos (PTB)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Comerciantes da Rua do Porto se reuniram com a secretária municipal de Turismo, Rose Massarutto, e o chefe de gabinete do prefeito, Camilo Barioni, para tentar um acordo a respeito das denúncias de uso irregular do calçadão da avenida Beira Rio, no trecho entre a rua Rangel Pestana e a avenida Alidor Pecorari. A reunião, quarta-feira à tarde (18), foi agendada depois de intervenção do vereador João Manoel dos Santos (PTB). 

Proprietários de bares e uma sorveteria naquela região do Complexo Turístico da Rua do Porto, eles foram autuados por instalarem mesas e cadeiras no passeio público, o que é proibido por lei. Nos últimos meses, devido a denúncias de moradores daquela região, conforme informou os representantes da Prefeitura de Piracicaba, os fiscais da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) notificaram os empreendedores. 

“Como ali é uma região que já recebeu intervenção do poder público, com o Projeto Beira Rio, e está em uma área de proteção permanente, na margem do rio Piracicaba, existem alguns impedimentos e dificuldades para novas construções”, explicou Rose Massarutto, ao ressaltar que a intenção da Prefeitura não é dificultar o trabalho dos bares e restaurantes, mas organizar o uso do espaço público, congregando todos os interesses. 

Edna Maria Câmara, proprietária do Espaço da Cerveja, ressalta que, há 13 anos instalada naquele local, nunca havia sido notificada pela Prefeitura, por isso permanecia com as mesas e cadeiras no calçadão. “Estamos aqui para buscar um entendimento, com o intuito de que possamos trabalhar com tranqüilidade, sem ter o perigo de levar multas ou ter a nossa atuação impedida”, disse ela, que estava acompanhada de quatro empresários. 

Impossibilitados de utilizar o calçadão, ficou acordado entre os proprietários e a Setur de que será disponibilizado o deck instalado um pouco antes do início da curva da avenida Beira Rio com a avenida Alidor Pecorari. “Para resolver o problema de maneira urgente, vocês podem dividir o espaço entre os bares e utilizarem este espaço”, disse Rose. A perspectiva, porém, é de que haja contatos constantes entre Prefeitura e comerciantes para estudar novos projetos naquela região. 

CALÇADAS – Já as calçadas em frente aos estabelecimentos daquele trecho da avenida Beira Rio, estão atualmente fora de medida por conta da lei que determina o uso o espaço público. Porém, como tramita na Câmara de Vereadores de Piracicaba projeto de lei para mudar as exigências de metragem de uso, os comerciantes podem usar o espaço. “É o que podemos definir, de maneira mais urgente, neste momento”, disse Rose. 

Para o vereador João Manoel dos Santos (PTB), o importante é se buscar o entendimento entre os interessados, para que não haja impedimento de atividades comerciais. “Todos são trabalhadores e têm nos bares o ganha-pão, por isso é importante chegar a estes acordos. No entanto, o papel do poder público é observar o uso correto dos espaços coletivos”, disse.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas