03 de dezembro de 2018
Pessoas com deficiência são protagonistas em série de vídeos da Câmara
Deficientes visuais são tema do primeiro dos cinco episódios do projeto #PiraInclusiva, produzido e idealizado por estagiários do Departamento de Comunicação.
Quem escreveu o provérbio "O que os olhos não veem, o coração não sente" precisava conhecer de perto o dia a dia dos alunos da Avistar (Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba). Quem visita a entidade percebe nos primeiros minutos os sentimentos que estão presentes em todas as atividades, como o afeto, a emoção e a alegria.
Buscando levar esse significado adiante e divulgar as boas iniciativas inclusivas presentes na cidade, o Departamento de Comunicação da Câmara, em parceria com o gabinete do vereador André Bandeira (PSDB), produziu uma série de cinco vídeos que serão exibidos nesta semana por ocasião do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta segunda-feira (3). A ação integra o Fórum Municipal Permanente da Pessoa com Deficiência. Temos temas diversos e relevantes na atuação dos vereadores que são importantes de serem trabalhados em outras linguagens que não apenas a cobertura jornalística. Os mini-documentários são uma destas formas que contribuem para a levar à população estes conteúdos", afirma a diretora do Departamento, Valéria Rodrigues.
O primeiro vídeo terá como tema os deficientes visuais, com entrevistas com os alunos da Avistar Lucas Camargo, Armelinda Suveges e Carla Andressa Neves e a coordenadora da entidade, Andrea Cancelieri. Localizada na avenida Antonia Pazinato Sturion, no Morumbi, a Avistar presta serviços a pessoas com deficiência visual há 13 anos.
Promover a integração desses indivíduos na sociedade é um dos objetivos da entidade, que oferece aulas de informática, educação física, karatê, costura, uso da bengala e Libras, entre outras.
Lucas diz gostar muito das aulas de violão, que faz em parceria com seus amigos e a professora voluntária Luana Paula Carvalho Silva. Por causa do interesse pela arte, o jovem começou a escrever letras de música e algumas poesias. "Cada aula está me ajudando mais. Aqui na Avistar estou aprendendo junto com todos", conta Lucas, após cantar uma composição de sua autoria para o vídeo.
Andrea lembra vários momentos marcantes vividos na Avistar. "Teve uma senhora que, quando reaprendeu a fazer café, porque não a deixavam mais fazer em sua casa, foi uma alegria. São coisas pequenas no nosso dia a dia, mas que para eles são grandes vitórias", recorda.
PRODUÇÃO – A série #PiraInclusiva segue com episódios sobre deficientes físicos nesta terça (4), deficientes intelectuais na quarta (5) e deficientes auditivos na próxima segunda (10), terminando na próxima terça-feira (11) com um vídeo sobre os avanços e os desafios em acessibilidade na opinião de entrevistados e a atuação da Câmara de Vereadores de Piracicaba sobre o tema.
Com um total de 25 entrevistas realizadas ao longo de novembro, o projeto foi produzido e idealizado pelos estagiários de jornalismo Débora Bontorim, Lucas Lima, Fernanda Rizzi e Thaís Passos e teve gravações e edição de Thales Charbel, estagiário de cinema e audiovisual, com o apoio do cinegrafista da Casa, Gustavo Annunciato, e da estagiária de vídeo Nathalia Zambrim, da TV Câmara.
Com foco na divulgação pelas redes sociais, os vídeos têm duração de até 5 minutos e serão postados no perfil da Câmara no Facebook. Já o instagram Pira Inclusiva trará conteúdos relacionados ao assunto.
Os vídeos tiveram o apoio das entidades Avistar, AAPP (Associação dos Amigos e Paradesportistas de Piracicaba), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Apaspi (Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba) e contam com a tradução em Libras feita pelo estagiário da Rádio Câmara Web, Jorge Ribeiro.
Assista ao vídeo completo pelo Youtube do Departamento de Comunicação da Câmara.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
17 de setembro de 2025
16 de setembro de 2025
16 de setembro de 2025
16 de setembro de 2025