PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE DEZEMBRO DE 2016

Obrigatoriedade da disciplina de Libras motiva moções de apelo


Texto será enviado às autoridades municipais, estaduais e federais



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Projeto é de autoria de André Bandeira



O vereador André Bandeira (PSDB) defende que a disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) seja oficializada como matéria na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio em todas as escolas do país. É de sua autoria as moções 238, 239 e 240/2016, de apelo, aprovadas nesta segunda-feira, 12, na 74ª reunião ordinária.

Bandeira encaminhará as moções ao ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do Senado Federal, Renan Calheiros, ao prefeito Gabriel Ferrato, à secretária municipal de Educação, Angela Jorge Correa, ao governador Geraldo Alckmin, e ao secretário estadual de Educação, José Renato Nalini.

A Libras é reconhecida e aceita como segunda língua oficial brasileira, através da lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Em 2005, através do decreto 5.626, foi regulamentada como disciplina curricular. Em 2010 foi regulamentada a profissão de tradutor/interprete de Libras. “É dever do Poder Público garantir acesso e educação para surdos nas escolas regulares de ensino, garantindo seu aprendizado e progressão educacional”, diz Bandeira. “A implantação da disciplina nas escolas municipais, estaduais e federal é de suma importância, já que é oficialmente a segunda língua oficial do nosso país”, completa.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas