PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE NOVEMBRO DE 2023

Mudanças climáticas: Defesa Civil recebe ofício sobre ocorrências


Coordenadoria Estadual da Defesa Civil promoveu oficina sobre a Operação Verão 2023/2024



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Mandato Coletivo também questionou a Prefeitura, através de requerimentos, sobre a Política Municipal para enfrentamento às mudanças climáticas



O Mandato Coletivo A Cidade é Sua, da vereadora Sílvia Morales (PV), entregou, na semana passada, o Ofício No 34/2023, à Defesa Civil, em que solicita os dados sobre as ocorrências referentes às mudanças climáticas registradas nos últimos 10 anos em Piracicaba.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo realizou nos dias 9 e 10 de novembro, no Armazém 14 do Engenho Central, uma oficina preparatória para a Operação Verão 2023/2024, com o objetivo de capacitar os agentes municipais de proteção e defesa civil para atuação nas ocorrências típicas do período chuvoso. O evento teve o apoio do Departamento de Defesa Civil de Piracicaba e a presença de representantes de aproximadamente 41 municípios paulistas.

“A oficina foi importante para apoiar os municípios presentes nos preparativos para o período chuvoso que estamos prestes a iniciar, ou seja, teve o intuito de auxiliar tais entes federados no planejamento e na organização de respostas às possíveis ocorrências de tempestades, vendavais, inundações, alagamentos e outras, mostrando os caminhos para a elaboração dos respectivos Planos de Contingência” explicou Silvia Morales.

Além do ofício, o mandato também apresentou, na Câmara, os requerimentos 883/2023, 942/2023 e 943/2023, que solicitam da Prefeitura, respectivamente, informações pertinentes ao Plano de Contingência vigente, à Política Municipal de enfrentamento às Mudanças Climáticas, à concepção do Plano Municipal correlato e à instalação de sistema de geração fotovoltaica de energia elétrica em prédios públicos, e às ações ligadas à Iniciativa “Construindo Cidades Resilientes”.   

A vereadora destacou que parte significativa dos desastres ambientais no Brasil vinculam-se diretamente ao excesso ou à escassez de chuva, além de outros fatores, e que as ações de qualquer órgão de Defesa Civil são fundamentais e essenciais à agenda pública voltada ao enfrentamento às mudanças do clima. Ela ressaltou que Piracicaba se encontra no momento de concepção da Política Municipal para enfrentamento às Mudanças Climáticas.

 “A Defesa Civil de Piracicaba faz um trabalho muito bom na resposta às ocorrências, por outro lado é evidente a necessidade do município oferecer mais recursos e proporcionar melhores condições para o departamento em questão fortalecer a resposta mencionada e começar a pensar na gestão de riscos, a qual envolve estratégias e ações de prevenção e mitigação dos riscos identificados” concluiu a parlamentar.

Entre os assuntos abordados na oficina promovida pela Defesa Civil, destacaram-se a relevância dos Planos de Contingência, da formação e funcionamento dos NUPDECs (Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil), da construção de mapas comunitários de riscos para mobilização social e coleta da percepção da população local em relação aos riscos de desastres no território, do processo de melhoria para a emissão de alertas e da comunicação com atores-chave, da instalação de novos radares e da implantação de sirenes em São Sebastião e em outros municípios. Outros assuntos abordados foram a logística aplicada em desastres e operações humanitárias, bem como o resgate técnico de animais logo após as ocorrências.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Aline Macário - MTB - 39.904


Meio Ambiente Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas