PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE FEVEREIRO DE 2018

Moção de Relinho condena governo boliviano em perseguir cristãos


Moção de repúdio foi aprovada na reunião ordinária de ontem. "Isto fere os direitos fundamentais da pessoa humana preconizados pela ONU", considera o parlamentar



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moção de Relinho condena governo boliviano em perseguir cristãos



O vereador Rerlison Teixeira de Rezende, o Relinho (PSDB) está preocupado com os rumos de movimentação na Bolívia que ameaça os direitos humanos, principalmente o povo cristão. Na reunião ordinária de ontem (22) o plenário aprovou o teor da moção de repúdio 30/2018, de sua autoria, contra o novo Código Penal proposto pelo governo boliviano, que criminaliza o recrutamento de pessoas para participação em organizações religiosas ou de culto.

Observa-se no Novo Código Penal proposto na Bolívia que esta iniciativa criminaliza relações humanas, fere direitos fundamentais – como à vida, à liberdade de expressão, à ampla defesa, criminaliza práticas religiosas, acaba com o direito de herança, criminaliza a propriedade privada, entre outras barbaridades. 

No entanto, apesar de todos os assuntos polêmicos citados pelo Novo Código Penal proposto naquele país, o que se repudia através desta moção, em especial, é a criminalização das práticas religiosas comumente realizadas por todas as religiões ao redor do mundo.

Segundo o artigo 88, do Novo Código Penal, se aprovado, ficaria estabelecido na Bolívia, a prisão de sete a doze anos, entre outros casos, àqueles que, recrutarem pessoas para participação em organizações religiosas ou de culto (parágrafo 12º do artigo 88 do Novo Código Penal proposto).

O argumento central do governo boliviano é que a liberdade de expressão, seja ela religiosa ou na imprensa, é uma “concessão de Estado”. No entanto, o que se nota é que as propostas da nova lei contradizem o artigo 4 da própria Constituição da Bolívia, que prevê a liberdade de culto.

O artigo 88, parágrafo 12º da nova Lei Penal proposta daria margem a interpretações de que qualquer atividade religiosa de grande massa possa vir a ser criminalizada. Toda manifestação religiosa estaria sujeita à censura, fato prejudicial à todas as religiões.

As “restrições à realização de atividades em grupo”, contempladas na nova legislação, poderia resultar na intromissão do governo nas atividades das igrejas, como cultos.

O direito à liberdade religiosa é uma restrição à dignidade humana e esse direito fundamental é afirmado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e em outros instrumentos internacionais.

"Nossa solidariedade a todo o povo que propaga atividade religiosa naquele país, especialmente na ajuda aos necessitados e na restauração de vidas aprisionadas em vícios, visto que inviabiliza o trabalho com pessoas em centros de recuperação dirigidos por religiosos", defendeu o parlamentar, no teor da moção.

Cópia da moção será encaminhada à Embaixada da Bolívia no Brasil.

 

 

 

 

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Rerlison Rezende

Notícias relacionadas