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22 DE MAIO DE 2015

Longatto reúne-se com diretor do DER para buscar soluções para SP-308


Encontro, que também teve a presença do secretário municipal de Governo, definiu se cabe ao Estado ou ao município resolver problemas que afetam o entorno da rodovia.



EM RIO CLARO (SP)  

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Concretagem nos barrancos laterais ao túnel caberá ao DER fazer

Concretagem nos barrancos laterais ao túnel caberá ao DER fazer
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Sinalização e proteção nas saídas do túnel também precisam ser feitas

Sinalização e proteção nas saídas do túnel também precisam ser feitas
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Sinalização e proteção nas saídas do túnel também precisam ser feitas

Sinalização e proteção nas saídas do túnel também precisam ser feitas
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Concretagem nos barrancos laterais ao túnel caberá ao DER fazer

Concretagem nos barrancos laterais ao túnel caberá ao DER fazer
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Concretagem nos barrancos laterais ao túnel caberá ao DER fazer

Concretagem nos barrancos laterais ao túnel caberá ao DER fazer
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Concretagem nos barrancos laterais ao túnel caberá ao DER fazer

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Concretagem nos barrancos laterais ao túnel caberá ao DER fazer

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Sinalização e proteção nas saídas do túnel também precisam ser feitas

Sinalização e proteção nas saídas do túnel também precisam ser feitas
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Concretagem nos barrancos laterais ao túnel caberá ao DER fazer





Uma reunião entre o vereador José Aparecido Longatto (PSDB), o secretário municipal de Governo, José Antonio de Godoy, e o diretor regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Danilo Luiz Dezan, serviu para esclarecer quais problemas relacionados à rodovia SP-308 (Hermínio Petrin), que liga Piracicaba a Charqueada, são de responsabilidade do Estado e quais são do município.

A distinção era necessária porque o entorno da rodovia, que foi recentemente duplicada, carece de uma série de intervenções pontuais, porém essencias; entre elas, quatro demandas que foram levadas por Longatto ao encontro ocorrido na manhã desta sexta-feira (22), em Rio Claro.

Da conversa, ficou definido que é de competência da Prefeitura de Piracicaba fazer a sinalização vertical e horizontal em todos os acessos da rodovia e realizar a topografia na área, próxima ao trevo da SP-308, que o DER cederá para a construção da nova base da GCM (Guarda Civil Municipal) na região do distrito de Santa Teresinha.

Já a concretagem das laterais do túnel que interliga o Jardim Castor ao Jardim Maria Helena e a execução de melhorias (colocação de sinalização e iluminação e corte do mato) na rotatória situada acima do Parque Orlanda são de responsabilidade do DER.

BASE DA GCM - O objetivo principal da reunião foi acertar que será transferida pelo DER ao município a área próxima ao trevo da SP-308, na confluência da rua João Eugênio Piedade com a rua Corcovado, para a construção da nova base da GCM que atenderá a região de Santa Teresinha. A unidade substituirá a antiga, que, localizada no centro do distrito, já foi desativada.

O local para o novo prédio foi indicado pela própria corporação, em visita recente que o subcomandante Benedito Antônio de Moraes e Longatto fizeram à região. Ao município também caberá cuidar da topografia do terreno e desocupá-lo, já que hoje ele tem sido utilizado irregularmente para atividades comerciais.

SINALIZAÇÃO - No encontro, Longatto expôs a necessidade de instalar, o quanto antes, sinalização vertical e horizontal nos acessos à SP-308, já que a falta de orientações desde que a rodovia foi duplicada e ganhou novas entradas tem confundido os motoristas, como os que, por exemplo [conforme mostra o mapa 1, ao lado], estão na rua Corcovado e desejam pegar a saída para Charqueada.

"Não há nenhuma sinalização ali. As carretas se perdem, fazem a rotatória e voltam para pedir informação no ponto de ônibus, gerando transtornos ao trânsito. É preciso colocar placa ali, indicando os sentidos Charqueada, Vila Sônia... Ficou claro que é competência do município sinalizar esse trevo da rua Corcovado que dá acesso à rodovia", disse Longatto.

TÚNEL - Outra intervenção urgente, segundo o vereador, é a conclusão, pelo DER, dos trabalhos no túnel que interliga o Jardim Castor ao Jardim Maria Helena. Embora aberto ao tráfego há meses, boa parte dos barrancos que dão sustentação em ambos os lados da estrutura não estão concretados. Isso faz com que, quando chove, tanto a terra quanto a água desçam para a calçada, impondo obstáculos aos pedestres.

"Falta fazer o concretamento dos barrancos laterais. Ali onde há a terra, a água penetra e sai, correndo pela calçada e pelo asfalto. E nessa calçada o pedestre não anda, porque se formou um limbo que torna a superfície um "sabão" para quem precisa caminhar por ali. Aí, as pessoas acabam tendo de andar no asfalto, correndo riscos de serem atropeladas", comentou Longatto, acrescentando que, graças a pedidos que ele fez ao DER, hoje o túnel conta com iluminação e adaptações que dificultam a permanência de moradores de rua e usuários de drogas nos vãos da estrutura, já que houve registros de assaltos e até estupros no local.

À Prefeitura, caberá reforçar a sinalização e a proteção laterais contra acidentes nas saídas do túnel em direção ao Jardim Castor e ao Jardim Maria Helena, já que ambas, em linha reta, acabam em torres de energia de alta tensão. Além disso, também será preciso aumentar o muro que faz a separação entre o túnel e a rua paralela a ele para evitar que motoristas "cortem caminho".

"As pessoas contornam o túnel e pegam um atalho para entrar nele, já que o correto é descer, em direção ao Jardim Maria Helena, e fazer o contorno. Mas não: elas cruzam no meio; por isso, é preciso alongar o comprimento do muro", analisou Longatto.

ROTATÓRIA - Por fim, ficou definido que o DER arcará com a sinalização, a iluminação e o corte do mato na rotatória da rodovia SP-308 próxima ao Parque Orlanda, cabendo à Prefeitura fazer a coleta do lixo que é despejado irregularmente na área. Atualmente, as condições do local estimulam a ação de criminosos.

"Moradores pedem que aquele trecho seja sinalizado, porque à noite muitos caminhões, ao fazerem o retorno, pegam um acesso a uma estradinha que há na região ao invés de irem pelo acesso correto, que dá para a pista. Eles ficam perdidos, e bandidos aproveitam para atravessar troncos de árvore no chão, obrigando os motoristas a pararem e aí eles assaltam", afirma Longatto.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Trânsito e Transportes José Longatto

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