PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE MAIO DE 2019

Apoiadores querem pais mais próximos dos filhos na Semana do Brincar


Representantes do Sesc Piracicaba e da Secretaria Municipal de Educação falaram sobre os objetivos da Semana, que começa neste sábado e vai até o próximo dia 2.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Expediente da sessão foi suspenso para que apoiadores da Semana do Brincar falassem sobre o evento

Expediente da sessão foi suspenso para que apoiadores da Semana do Brincar falassem sobre o evento
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai

Pedro Kawai
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Fábio José Rodrigues Lopes, gerente do Sesc Piracicaba

Fábio José Rodrigues Lopes, gerente do Sesc Piracicaba
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Camila Amaral Tavares, técnica de programação do Sesc Piracicaba

Camila Amaral Tavares, técnica de programação do Sesc Piracicaba
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução

A professora Priscila Candeloro Hermínio

A professora Priscila Candeloro Hermínio
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Expediente da sessão foi suspenso para que apoiadores da Semana do Brincar falassem sobre o evento






"Faço um chamado às famílias a olhar para as crianças: desliguem o celular, parem o que estão fazendo e deem atenção a elas." O convite, feito pela professora Priscila Candeloro Hermínio, que leciona educação física na rede municipal de ensino, sintetiza o objetivo da Semana do Brincar, que tem início em Piracicaba neste sábado (25) e vai até o próximo dia 2.

A ideia, segundo a docente, é usar as atividades para gerar maior aproximação entre pais e filhos e estimular a repetição das vivências experimentadas na Semana do Brincar ao longo do ano. "Este brincar é um ato político, presente nas escolas e no diálogo com a comunidade. Um brincar que promove conhecimento, socialização e integração", comentou Priscila.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, a professora falou sobre o tema ao lado de funcionários do Sesc Piracicaba durante a reunião ordinária desta quinta-feira (23). A oportunidade foi aberta pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do pedido para que o expediente da sessão fosse suspenso e da lei municipal que incluiu a Semana do Brincar no calendário oficial de eventos da cidade.

"Ficamos felizes quando o vereador trouxe essa possibilidade em projeto de lei: é fundamental ter o Poder Público representado e a sociedade incorporar isso. Acreditamos na importância deste trabalho", disse o gerente do Sesc Piracicaba, Fábio José Rodrigues Lopes, ao classificar a infância como "momento crucial para o desenvolvimento do ser humano".

Como reforçou Camila Amaral Tavares, técnica de programação do Sesc Piracicaba, o objetivo da Semana do Brincar "é, principalmente, sensibilizar os adultos, que são os educadores, a garantir o direito das crianças à brincadeira, propiciando tempo, espaço e companhia a elas". "É pelo brincar que a criança aprende e consegue se expressar no mundo", defendeu.

"Uma criança num parquinho vai explorar um mesmo brinquedo de formas diferentes: é desse brincar que falamos, livre, de explorar o próprio corpo e seus limites, possibilitando à criança brincar com outras, encarar seus medos, exercitar a convivência e lidar com a adversidade. É nesse momento do lúdico que as crianças vão poder exercitar a convivência. Não falamos de brinquedos ou de muita sofisticação, mas de explorar o espaço", completou Camila.

Kawai lembrou que a Semana do Brincar é realizada pela Câmara e pela Prefeitura com o apoio do Sesc Piracicaba, de grupos de escoteiros e das empresas Unidas e Abil. "Este é um evento da Casa, todos os 23 vereadores abraçaram essa ideia. Sabemos a importância da primeira infância na formação do ser humano", afirmou.

A Semana do Brincar tem início neste sábado, às 9h, com uma série de atividades no estacionamento da Câmara, todas gratuitas e abertas à população. Além de brinquedos e livros para colorir, também serão oferecidos os serviços de aferição de pressão, corte de cabelo masculino, esmaltação e oficinas de corte de tecidos e costura.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas