PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2019
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE NOVEMBRO DE 2019

André Bandeira enaltece alunos que venceram campeonato de robótica


Moção de aplausos será entregue a estudantes, professores e coordenação do Colégio Metropolitano



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Aprovação de propositura ocorreu na 65ª reunião ordinária



O vereador André Bandeira (PSDB) entregará a moção de aplausos 208/2019 à equipe de alunos do Colégio Metropolitano, pelo resultado conquistado no pódio da etapa da Coréia do Sul, o IYRA (International Youth Robot Association). A propositura foi aprovada na noite desta quinta-feira (7), na 65ª reunião ordinária.

Os estudantes homenageados do ensino médio serão Alan Carvalho Jr. (3º ano), Fábio Maligieri (2º ano) e Júlia Novais (3º ano), além dos estudantes do ensino fundamental Rebeca Sanches (9º ano) e Victor Alves (6º ano), que classificaram o Brasil em duas modalidades: segundo lugar na dança de humanoides e terceiro lugar no boxe de humanoides.

A diretoria Míriam Morais, a mantenedora Lia Morais, a coordenadora pedagógica Kelly Ruiz Souza e a professora responsável pelo Projeto Robótica Educacional, Kelly D'Angelis, também serão homenageadas.

O IYRC (International Youth Robot Competition) é um campeonato mundial de robôs realizado desde 2013, para crianças e jovens a partir de seis anos de idade. “Proporciona aos participantes uma experiência única, por meio de inúmeras modalidades de competição e atividades para o desenvolvimento científico e social, incentivando meninas e meninos a expandirem suas habilidades, construir robôs e participar de experiências tecnológicas”, contou o parlamentar.

Desde o ano passado, o Colégio Metropolitano adotou a robótica como grade curricular. As aulas são ministradas para alunos do maternal 2 até o ensino médio. Segundo Bandeira, por meio da robótica, os alunos melhoram suas notas e desempenho em outras matérias. Além de despertar também a curiosidade por matérias como física, matemática e ciências.

Os alunos do Colégio Metropolitano foram os únicos do Brasil a conquistarem um lugar no pódio da etapa, que ocorreu em Seoul (Daejeon), Coréia do Sul, nos dias 2 e 3 de agosto, com a participação de 25 países.

A etapa nacional do 2º Campeonato Internacional de Robótica – IYRC aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de outubro, realizada pelo Colégio Metropolitano, no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas.

O evento é uma parceira com a prefeitura de Piracicaba e o  CMCTI (Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Piracicaba). Conta com participantes de vários estados brasileiros e foi dividido em três etapas: regional, nacional e mundial.

Os colégios que se classificaram nos três primeiros lugares, automaticamente, estão classificados para a fase mundial, em julho e agosto de 2020, na Rússia. Escolas estaduais de Piracicaba foram convidadas pelo Colégio Metropolitano para levarem seus alunos para participarem como aprendizes no campeonato nessa etapa final do 2º Campeonato Internacional de Robótica.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Tópicos: LegislativoAndré Bandeira

Notícias relacionadas