PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE SETEMBRO DE 2020

Vereadores questionam regularidade da coleta seletiva em Piracicaba


Ao discutir requerimento, parlamentares apontaram falhas no serviço, que teria deixado de ter dias fixos para o recolhimento de resíduos recicláveis.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

TV Câmara, no canal 11.3 em sinal aberto, transmitiu trabalhos legislativos desta quinta-feira






A votação do requerimento 432/2020, que questiona o Executivo sobre a coleta seletiva realizada no município, motivou parlamentares a endossarem as reclamações de moradores sobre a irregularidade na prestação do serviço, que teria deixado de ter dias fixos para o recolhimento de resíduos recicláveis.

Durante a 36ª reunião extraordinária, nesta quinta-feira (3), vereadores fizeram críticas às falhas na coleta, que, somadas ao fato de parte da população ainda resistir a separar o lixo orgânico dos resíduos que podem ser reaproveitados, fazem com que uma elevada carga de material reciclável deixe de ser processada por cooperativas.

A reunião também teve a aprovação do requerimento 431/2020, com perguntas sobre a distribuição, pela Prefeitura, dos kits de alimentação suplementar aos alunos de escolas municipais durante a pandemia da Covid-19.

O pedido para que o projeto de lei complementar 3/2019 voltasse à Comissão de Legislação, Justiça e Redação, que lhe emitiu parecer contrário, foi aprovado. O colegiado fará nova análise da proposta, que estabelece isenção de 50% até 100% do IPTU a idosos, conforme critérios, após o parlamentar ter anexado planilha com o impacto orçamentário que ela gerará, caso aprovada.

Já a votação do projeto de lei complementar 7/2020 foi adiada por duas reuniões. A matéria altera o entendimento do último dos cinco requisitos que o artigo 124 da lei complementar 224/2008 menciona para enquadrar uma área em zona urbana e, portanto, cobrar dela o IPTU.

O texto propõe que a distância máxima entre a propriedade e a escola primária ou o posto de saúde mais próximos seja medida de acordo com as vias de circulação existentes, a fim de tornar "transparente e mais justo" o cálculo, hoje feito de maneira linear, com o uso do Google Maps.

Outros quatro projetos de lei, uma moção de aplausos e mais quatro requerimentos foram aprovados. Os trabalhos legislativos na noite desta quinta-feira foram transmitidos, pela primeira vez, na nova sintonia da TV Câmara em UHF, no canal 11.3 em sinal aberto digital.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo

Notícias relacionadas