18 de setembro de 2025

Vereadores participam de jornada inclusiva para debater a Lei de Cotas

André Bandeira, Pedro Kawai e Fábio Silva acompanharam evento da Secretaria de Trabalho e Renda, no Simespi, mediante entidades e gestores, mirando a inclusão produtiva

Evento da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, na manhã desta quinta-feira (18) promoveu a Jornada da Inclusão: Contas que Transformam. O evento foi realizado no auditório do Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas e Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho, tendo como foco principal o diálogo sobre inclusão produtiva e os impactos positivos da Lei de Cotas na vida das pessoas com deficiência e no ambiente corporativo. 

A gerente executiva do Simespi, Valéria Rueda Elias Spers agradeceu a presença de autoridades e representantes de diversas entidades, a exemplo de Wander Viana Santos, presidente do Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), que prestigiaram o evento. Além de considerar o papel do Simespi perante o processo de inclusão das empresas. E, ainda considerou exemplo de superação na vida familiar, de uma filha que se tornou cadeirante. 

O vereador André Bandeira (PSDB) falou em nome da Câmara Municipal, parabenizou os organizadores do evento e, reiterou a importância das empresas na promoção da inclusão, com a promoção de treinamento e capacitação, onde se busca dar dignidade à estas pessoas no mercado de trabalho. 

André Bandeira também fez menção à recente encontro nas dependências do Simespi, onde se discutiu a importância de se quebrar tabus e o preconceito à respeito do deficiente, para que haja a contratação e participação de todos. O parlamentar também falou da fibromialgia, reconhecida como deficiência, pois, antes de tudo "é uma pessoa que está ali, com potencial e a capacidade de se desenvolver", disse. 

O vereador Fábio Silva (Republicanos) parabenizou os organizadores do evento e, reiterou a importância de se incentivar a inclusão. Lembrou que em 2021, quando era chefe de gabinete do ex-vereador Gustavo Herrmann - que assumiu a presidência da Câmara, acompanhou a implantação de sistemas inclusivos, a exemplo da rampa de acesso no plenário. "Temos que olhar para estas pessoas, somos todos serem humanos", concluiu o parlamentar na defesa da inclusão. 

O vereador Pedro Kawai destacou a importância das Cotas como transformação social, na garantia da empregabilidade. E, considerou o Plano Diretor da Câmara, a partir da referência do vereador André Bandeira na condição de cadeirante, o que norteou as implantações de medidas inclusivas na Casa de Leis, "onde foi realizado um mapeamento da casa toda", concluiu Kawai acentuando que Piracicaba possui mais de 28 mil deficientes. 

O secretário municipal e Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro agradeceu o acolhimento do Simespi para o evento que discute a inclusão, além de referendar as demais representações, de entidades e,  profissionais de recursos humanos presentes no evento. José Luiz concluiu suas considerações anunciando em breve uma celebração especial que acontecerá em Piracicaba, pelo Dia Internacional da Deficiência, em evento que já conta com o apoio do prefeito municipal Helinho Zanatta (PSD). 

José Luiz também falou de sua experiência pessoal, quando ficou 120 dias internado, em 90 dias em que ficou entubado, em função de pandemia da Covid-19, sendo que após esta fase teve que novamente a aprender a falar, comer e andar. "Somos todos iguais, devemos sermos solidários. O desafio é fazermos uma cidade mais harmônica, justa e fraterna", concluiu Ribeiro. 

A primeira dama do município, Valkiria Callov, secretária municipal do Fundo de Solidariedade, representou o prefeito municipal no evento. E, destacou a importância das discussões sobre a inclusão do deficiente. "Temos que ter o olhar voltado à acessibilidade. Há muito a ser feito. Parabéns pelas entidades", concluiu Valkiria, que também enfatizou a importância das empresas e pessoas físicas na doação de recursos que podem ser aferidos com a arrecadação do Imposto de Renda, onde 1% da pessoa física e 6% das empresas, podem totalizar mais de 80 milhões de reais, o que totaliza a potencialidade de Piracicaba, onde este índice atualmente está na ordem de 1,3 milhão de recursos que a cidade tem recolhido anualmente. 

PROGRAMAÇÃO

A Jornada da Inclusão surge como resposta à necessidade de ampliar o conhecimento sobre os direitos das pessoas com deficiência e os deveres legais das empresas em relação à necessidade de ampliar o conhecimento sobre os direitos das pessoas com deficiência e os deveres das empresas em relação à contratação inclusiva. A Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91) estabelece que empresas com 100 ou mais funcionários devem preencher de 2% a 5% de seus cargos com pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS.

Durante e encontro, foram abordadas boas práticas de contratação, estratégias de adaptação de ambientes de trabalho, e os benefícios que a diversidade traz para a cultura organizacional. O evento também procurou esclarecer dúvidas recorrentes sobre o cumprimento da legislação, os incentivos disponíveis e os impactos sociais da inclusão produtiva. 

A programação contou com palestras de especialistas. Entre os destaques esteve a apresentação de Mônica de Oliveira Pasini, coordenadora do Programa de Educação Previdenciária do INSS de Piracicaba, no tema "Pessoa com Deficiência e Benefícios Assistenciais". A palestra falou de informações sobre os direitos previdenciários, os critérios para concessão de benefícios e o papel do INSS na inclusão social. 

Gabriele Mendonça de Albuquerque, gerente regional do Trabalho e Emprego de Piracicaba, conduziu a palestra "Lei de Cotas: da Obrigação à Oportunidade - Inclusão de Pessoas com Deficiência como Valor e Vantagem Competitiva". Além das palestras, o programa trouxe a apresentação de cases de sucesso. Profissionais de recursos humanos, gestores públicos, empresários, estudantes e demais interessados no tema da inclusão social e laboral prestigiaram o evento. 








Texto: Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583