PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE MARÇO DE 2019

Vereadores aprovam o Fórum Permanente de Arborização Urbana


Também foi aprovado o Dia de Conscientização do Vitiligo, a festa do padroeiro São José Operário, além de requerimentos, moções, decretos legislativo e lei complementar



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereadores aprovam o Fórum Permanente de Arborização Urbana






O plenário da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na 12ª reunião ordinária desta segunda-feira (18) aprovou por unanimidade a totalidade da Pauta da Ordem do Dia, que contou com 21 proposituras, entre dois projetos de decreto legislativo, uma moção e 14 requerimentos em discussão única e um projeto de lei complementar e três projetos de lei em primeira discussão.
 
No projeto de decreto legislativo 67/2018, de iniciativa dos vereadores Nancy Thame (PSDB), Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), Lair Braga (SD) e Laércio Trevisan Jr. (PR) fica criado o "Fórum Permanente de Arborização Urbana", com objetivos gerais de orientar a população sobre o respeito ao meio ambiente. 
 
O projeto de lei 329/2018, que institui o "Dia Municipal de Conscientização sobre o Vitiligo" é de autoria do vereador Andre Bandeira (PSDB). Já o projeto de lei 24/2019, que insere no calendário de atividades oficiais do município a festa do padroeiro São José Operário, realizada pela comunidade do Parque 1º de Maio é de autoria do presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB).
 
Entre os requerimentos, o 213/2019, dos vereadores Nancy Thame (PSDB) e Paulo Serra (PPS) pedem informações sobre projetos e recursos para habitação de interesse social; o 225/2019, do vereador Maestro Jonson (PSDB) indaga sobre a infestação de ratos e baratas na região central da cidade; o 232/2019, de Trevisan Jr. (PR) aborda a aquisição do Castramóvel e o 233/2019, também de Trevisan Jr. trata de cobrança adicional na tarifa de água de consumidor.
 
José Carlos Lopes de Souza e Luciana Ballestero Bettiol Borges ocuparam a Tribuna Popular para falar, respectivamente, sobre sugestões a serviços públicos e o Dia Internacional da Síndrome de Down.
 
O vereador Ronaldo Moschini (PPS) entregou a moção de aplausos 21/2019 em homenagem aos 30 anos da Frias Neto Consultoria de Imóveis.
 
O plenário também acatou o pedido de urgência do vereador Dirceu Alves da Silva (SD), no requerimento 242/2019, que solicita informações do Executivo sobre corte de árvore na rua Manoel Correa Arzão, ao lado do número 367, bairro Meloto, no Distrito de Santa Teresinha.
 
Os vereadores Aldisa Vieira Marques, o Paraná (PPS), André Bandeira (PSDB), Dirceu Alves (SD) e Isac Souza (PTB) ocuparam a tribuna da Câmara, por 10 minutos regimentais a que cada parlamentar tem para assuntos diversos. 
 
O vereador Paulo Serra (PPS) também registrou um discurso na Câmara em defesa da criação de CPIs (Comissões Parlamentar de Inquérito), sendo que a Constituição Federal permite a criação destas instâncias de investigações considerando aprovação de um terço do plenário. 
 
O vereador Lair Braga (SD) arguiu o artigo 44 do Regimento Interno da Câmara na justificativa de moção de apelo e requerimentos que fez ao prefeito Barjas Negri (PSDB) em ações de defesa ao clamor popular. 
 
O vereador Paulo Campos (PSD) também fez a justificativa de votos em diversos requerimentos apreciados em plenário, especialmente de iniciativas com a preocupação sobre a grande quantidade de buracos na camada asfáltica em diversas ruas na cidade, sendo que a resposta da prefeitura é que o processo de licitação de operação tapa-buracos ainda não saiu. 
 
Os trabalhos dos vereadores podem ser acompanhados a partir das 19h30 pela TV Câmara (que conta com tradução simultânea em Libras) nos canais 8 da Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital, pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, por meio dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube e pela rádio Câmara Web. A transmissão pela rádio Educativa FM tem início às 20h.


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Fórum de Arborização Urbana

Notícias relacionadas