27 de março de 2020
Vereadores aprovam moções que pedem medidas de combate ao coronavírus
Moções de apelo são direcionadas ao prefeito Barjas Negri (PSDB) e ao secretário de saúde, Pedro Mello
A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade três moções de apelo, de autoria do vereador Paulo Serra (CID), que pedem ações do Executivo para o combate ao novo coronavírus. As moções foram aprovadas, em regime de urgência, durante a reunião ordinária desta quinta-feira (26).
A moção 50/2020 apela para que o prefeito Barjas Negri (PSDB) e o secretário de saúde, Pedro Mello, desenvolvam um plano para a criação de um hospital de campanha para o tratamento da Covid-19. Já a moção 51/2020 apela para a limpeza de ruas e parques com bomba de pressão contendo solução antiviral; e a moção de apelo 52/2020 pede que a prefeitura disponha de uma equipe da vigilância sanitária, no terminal rodoviário, para orientar e realizar testes, como a medição da temperatura, em pessoas que chegam das regiões mais atingidas pelo novo coronavírus.
De acordo com Paulo Serra, a conscientização da população e a prática da quarentena dos que chegam à cidade com sintomas da Covid-19 “torna-se muito importante”, pois o coronavírus se espalha com facilidade. O vereador destacou que estudos apontam que o vírus pode sobreviver em superfícies frias por algumas horas e, devido a isso, é de “vital importância” que o Poder Público promova a limpeza e desinfecção dos espaços públicos, em especial dos que ficam próximos a hospitais e prédios relacionados à saúde.
Paulo Serra, que é médico, salientou a importância da existência de um espaço próprio para o tratamento da Covid-19, que concentre os pacientes em um único local a fim de evitar uma “maior proliferação da doença”. No texto da moção 50/2020, ele citou o exemplo dos vários países que criaram hospitais de campanha próprios para o tratamento do coronavírus, em consequência da superlotação dos hospitais e leitos de terapia intensiva.
Ao apelar para o desenvolvimento de um plano de criação de um hospital de campanha, o vereador tem o objetivo de possibilitar a preparação e rápida ativação do hospital, no caso de necessidade da adoção da medida em Piracicaba.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
01 de dezembro de 2020
26 de novembro de 2020
23 de novembro de 2020
16 de novembro de 2020