PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE JANEIRO DE 2022

Vereadora participa de encontro sobre habitação no Estado


Vereadora Silvia Morales esteve na Câmara Municipal de Ipeúna (SP) em encontro que reuniu prefeitos, secretários de habitação e vereadores



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Encontro foi realizado na sede do Legislativo de Ipeúna (SP)

Encontro foi realizado na sede do Legislativo de Ipeúna (SP)
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Encontro foi realizado na sede do Legislativo de Ipeúna (SP)



A vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo “A Cidade É Sua” (PV), participou ontem, quinta-feira (27), do encontro com o secretário executivo do Estado da Habitação, Fernando Marangoni, na Câmara Municipal de Ipeúna (SP). Participaram do encontro vários prefeitos, secretários de habitação e vereadores da região. A reunião teve como objetivo principal a entrega das demandas dos municípios pelos prefeitos ao secretário executivo.

Na ocasião, Fernando apresentou todos os programas que a Secretaria de Estado da Habitação tem em andamento, e que podem ser disponibilizados aos municípios mediante convênios, contrapartidas e outros instrumentos.

Entre eles, citou o Programa Cidade Legal, que trata da regularização fundiária através de convênio entre os entes, ou seja, o Estado fornece um “cardápio” de produtos aos municípios para atendimento aos núcleos que precisam de regularização. Outro programa interessante trazido foi o “Nossa Casa Preço Social”, que trata de uma parceria entre o Estado e as Prefeituras para o desenvolvimento de empreendimentos de Habitação Social, pela iniciativa privada, em terrenos públicos municipais e estaduais. “Nesse caso, os empreendimentos viabilizados terão parte das suas unidades disponibilizadas a preço social, além de contar com subsídios adicionais para todas as unidades”, explicou Marangoni.

O secretário executivo citou, também, o tradicional programa de construção de residências pela CDHU, porém, com novidades. “Inicialmente, serão implantados os lotes urbanizados e após, a construção, que se dará diretamente pela CDHU, com financiamento pela companhia a juros zero para as famílias de até três salários mínimos”, explanou o secretário.

“Achei muito importante as várias referências que o secretário Marangoni citou em sua apresentação e destaco a questão da crise climática, e, neste sentido, como a habitação deve ser parceira do meio ambiente e, consequentemente, do desenvolvimento”, analisou a vereadora.

Fernando Marangoni encerrou sua exposição afirmando que “nós temos vários programas e recursos, para atendimento aos municípios. Então, é só apresentar os projetos e solicitar a verba”. Ainda em sua fala, o secretário trouxe dados importantes em relação ao déficit habitacional do Estado, seja ele quantitativo ou qualitativo, e também sobre os títulos de propriedade entregues pelo programa Cidade Legal e sobre a urbanização intensa, em especial na América Latina.

“Encontros como esse são muito produtivos; são uma oportunidade de aproximação dos municípios com o estado para tratar do grave problema de falta de moradia. Nossa região tem muitos problemas habitacionais, seja quanto a necessidade de provisão de unidades e/ ou de regularização, além do atual aumento de pessoas em situação de rua”, avaliou Silvia Morales.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Câmara Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas