27 de janeiro de 2026

Vereadora participa de ato em memória às vítimas do Holocausto

Parlamentar também tratou sobre intolerância religiosa em entrevista na rádio Educadora

A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, participou no último sábado (24) do Ato em Memória às Vítimas do Holocausto, realizado no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, em Piracicaba. O evento integrou a campanha global #WeRemember, em alusão ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, instituído pela ONU no dia 27 de janeiro, para lembrar o genocídio de judeus pelos nazistas e promover a tolerância e a paz.

Organizada pela Associação Memorial Amigos de Sião (AMAMOS), representante local do Congresso Judaico Mundial, a cerimônia chegou à sua oitava edição e, pela primeira vez desde sua criação em 2019, ocorreu na sala principal do teatro. A programação contou com a presença especial de Joshua Strul, sobrevivente do nazismo, que retornou à cidade para compartilhar seu testemunho.

No domingo (25), a vereadora também participou do Programa Enfoque, apresentado por Maurício Ribeiro, na Educadora 88.1 FM, ao lado de Wolf Kanarek Neto, da Associação Memorial Amigos de Sião. O tema do debate foi “Intolerância Religiosa: e eu com isso?”, abordando os impactos da intolerância no cotidiano, a importância do diálogo inter-religioso e o papel da sociedade na promoção do respeito e da convivência pacífica entre diferentes crenças.

Durante o programa e no evento, Silvia Morales destacou a relevância de discutir o tema de forma permanente, especialmente em um contexto de crescimento de discursos de ódio. A parlamentar enfatizou sua atuação como coordenadora do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, na Câmara Municipal, espaço que reúne diferentes tradições religiosas e não religiosas com o objetivo de fortalecer o respeito, a liberdade de crença e a construção de uma cultura de paz no município.

Texto: Assessoria parlamentar
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583