PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE NOVEMBRO DE 2023

Vereadora faz parcerias e realiza Fórum Regional sobre Moradia Digna


Evento promovido pelo mandato coletivo de Silvia Morales em conjunto com entidades reuniu público superior a 150 pessoas no domingo, na Estação da Paulista



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua —em conjunto com o Coletivo Painguás, a organização da sociedade civil Projeto Gerações, a Rede Athis no Interior Paulista e a Facesp (Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo) e em parceria de fomento com o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo)— realizou neste domingo (5) o "Fórum Regional de Athis (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social): Moradia Digna como Saúde Pública", na Estação da Paulista.

Na programação do evento, palestras, mesas de debate e atrações culturais e artísticas garantiram a participação de mais de 150 pessoas, incluindo arquitetos, urbanistas, assistentes sociais, profissionais de diversas áreas, estudantes e moradores de comunidades. Durante o dia todo, vários temas foram abordados, como as formas de moradia precária no interior paulista, os programas de assistência técnica para habitação de interesse social e as experiências de outros municípios.

Os debates contaram com pessoas com importante atuação na área, como a secretária municipal de Habitação e Gestão Territorial, Andrea Ribeiro, representantes da Cufa (Central Única das Favelas), a pesquisadora do Observatório das Metrópoles e o coordenador do programa ONU-Habitat para o projeto da Agenda 2030 do governo do estado de Alagoas.

Também estiveram presentes o deputado federal Vicentinho (PT-SP), que recebeu homenagem da Câmara pelo "Dia Municipal da Favela", além da vereadora Rai de Almeida (PT), do vereador Pedro Kawai (PSDB) e do secretário municipal da Ação Cultural, Carlos Beltrame.

"Priorizamos em nosso mandato diversas vertentes voltadas à justiça social, à cultura, ao direito à cidade e, especialmente, empenhamos esforços para ações e projetos que possam contribuir com a política habitacional de interesse social no município", comentou Silvia Morales, que destacou a abrangência das discussões e a presença do público no evento.

No intervalo para o almoço e ao fim dos debates, houve a apresentação do grupo de rap Ladys, com DJ Gab e Mayra, o samba de Juca Ferreira e comidas típicas da cultura de Piracicaba, como pamonha, caldo de cana e pastel.

Simultaneamente, os participantes puderam prestigiar a exposição de fotos "Entre Becos e Vielas", produzida pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara em projeto de autoria da vereadora Silvia Morales. Além disso, o evento teve a exibição de curta-metragens e documentários sobre moradia e mostra literária coordenada pelo arquiteto Luis Kehl, membro do Coletivo Painguás.

O evento deste domingo precedeu a reunião solene que o mandato coletivo A Cidade é Sua  realiza na próxima quarta-feira (8), às 19h30, no salão nobre da Câmara. A cerimônia em alusão ao "Dia Municipal da Favela" terá homenagens "a moradores dessas áreas e a pessoas e instituições que militam em favor da causa", ressaltou Silvia Morales.

"Todos estão convidados a participar. Essa data tão importante tem o objetivo de dar visibilidade para a luta da população que vive em condições de vulnerabilidade social e de moradia precária", concluiu a vereadora.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Habitação Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas