02 de dezembro de 2025
Vereadora destaca Semana do Samba, Consciência Negra e ações contra violência
Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, ocupou a tribuna durante a reunião ordinária na noite desta segunda-feira (1º)
Durante a 70ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta segunda-feira (1º), a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, abordou uma série de pautas culturais e sociais. Ela destacou eventos em celebração ao Dia Nacional do Samba, atividades relacionadas ao Mês da Consciência Negra e ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
Silvia iniciou lembrando que nesta terça-feira (2) é celebrado o Dia Nacional do Samba e que, em Piracicaba, a data também integra o calendário municipal por meio da Lei 10.316. Para marcar a ocasião, o município terá uma programação intensa. No Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp), será exibido um documentário sobre samba e ocorrerá uma homenagem póstuma ao cantor Vagninho, integrante do grupo Oitava Cor.
No sábado (6), no Sesc Piracicaba, haverá uma homenagem à Madrinha Eunice, sambista piracicabana que fundou a Escola de Samba Lava Pés, em São Paulo. A família da artista virá à cidade para receber o Título “Piracicabanus Praeclarus”, já aprovado pela Câmara.
A vereadora explicou que sua equipe está promovendo uma série de homenagens concentradas nesta semana, que deve incluir ainda atividades no domingo (7), no Largo dos Pescadores, em conjunto com o projeto Samba Pira, coordenado pelo sambista Juca Ferreira. Ela destacou ainda a realização de rodas de samba em espaços como o Bar Quati e no Bar Dolores, reforçando a importância de valorizar a ancestralidade e a história cultural da população piracicabana.
A parlamentar dedicou parte significativa de sua fala às atividades promovidas durante o Mês da Consciência Negra, citando ações realizadas neste fim de semana no Parque do Quilombo, em Santa Terezinha, que incluíram apresentações relacionadas ao projeto idealizado pelo Clube Treze de Maio. Silvia parabenizou o coletivo Afropira e seus organizadores – Elaine Teotônio e Marquinhos – pela realização da 12ª edição do evento, que ofereceu capoeira, oficinas e diferentes intervenções culturais.
A vereadora também mencionou a Missa Afro, realizada no dia 20 de novembro no Engenho Central, e destacou o trabalho desenvolvido na Esalq, onde o professor Lindolfo coordena a implantação de um jardim afro em homenagem à ancestralidade negra.
Silvia citou ainda a participação de piracicabanas na Marcha das Mulheres Negras, em Brasília, reconhecendo o protagonismo de ativistas como Zete, Ceiça, Liamara, Silvana Veríssimo e outras mulheres que representam a luta por igualdade racial e direitos das mulheres no município.
Outro ponto abordado pela vereadora foi o andamento da campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que mobiliza diferentes setores e entidades. Ela mencionou a programação divulgada pela imprensa local e lembrou o lançamento da reunião solene da campanha, realizada no dia 19, com participação das procuradoras da mulher da Câmara, do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e do Conselho da Mulher.
Silvia comentou, de forma crítica e preocupada, o caso ocorrido no último sábado em São Paulo, quando uma mulher foi atropelada e arrastada pelo ex-companheiro e agressor, resultando na amputação de suas pernas. O episódio foi citado como exemplo da urgência em ampliar debates e políticas de proteção às mulheres, inclusive com atividades promovidas em escolas, unidades de saúde e centros comunitários.
Ao finalizar sua fala, Silvia Morales reforçou o convite para que a população participe das atividades do Dia do Samba e das demais programações culturais e sociais.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
31 de março de 2026
31 de março de 2026
31 de março de 2026
31 de março de 2026
