PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE FEVEREIRO DE 2022

Vereadora defende prerrogativa de fiscalização sem aviso prévio


Rai de Almeida, em discurso na 5ª reunião extraordinária, disse que ter sido questionada por secretaria municipal a respeito de visitas surpresas para fiscalização.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

"Você já viram alguma instituição, alguma fiscalização, que avisa com antecedência que vai fiscalizar?", questionou a vereadora durante a 5ª reunião extraordinária de 2022 da Câmara Municipal de Piracicaba






A vereadora Rai de Almeida (PT) defendeu na noite desta segunda-feira (21) em seu discurso como líder de bancada durante a 5ª reunião extraordinária de 2022 da Câmara Municipal de Piracicaba, a prerrogativa dos vereadores fiscalizarem prédios e espaços públicos sem avisarem com antecedência.

"Outro dia, cheguei a ouvir de uma determinada secretaria que a visita de vereadores nas instalações públicas é inconstitucional. Eu gostaria de perguntar aqui, publicamente, onde é que está escrito que é inconstitucional?", questionou a parlamentar.

Rai de Almeida ainda disse que foi justamente com a prerrogativa fiscalizatória que os parlamentares foram eleitos, e que delimitar que fiscalizações só possam ocorrer quando avisadas previamente frustraria a verificação das reais condições dos prédios e espaços públicos:

"Você já viram alguma instituição, alguma fiscalização, que avisa com antecedência que vai fiscalizar? Com certeza, não. Fiscalização é de surpresa, tem que ir in loco sem avisar para ver do jeito que está, sob pena de se avisar com antecedência e maquiar aquela situação e nós não identificarmos aquilo que está por trás", disse.

Em seu discurso, a parlamentar, que também preside a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que analisa possíveis irregularidades nos serviços de água e esgoto da cidade, citou uma matéria recentemente veiculada na imprensa local sobre inadimplementos de entidades e empresas referentes às tarifas de água e esgoto, ao que ela chamou de "questão seríssima".

Rai ainda disse que as taxas de esgoto, mesmo que não pagas pelos usuários, são repassadas pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) à concessionária Mirante, o que segundo a parlamentar "traz um prejuízo altíssimo para a sociedade", por meio de um "contrato com uma empresa que só tem bônus e não tem ônus".

O vídeo com o discurso da vereadora pode ser assistido na íntegra no canto superior esquerdo da tela.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Reunião Ordinária Institucional Rai de Almeida

Notícias relacionadas