PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE MARÇO DE 2024

Vereadora contribui em discussão sobre desigualdades socioambientais


Prefeitura e parceiros realizaram o evento "Água e clima: diálogos por um município mais sustentável", na última sexta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, participou das discussões sobre desigualdades socioambientais, racismo ambiental e acesso à água abordadas no evento "Água e clima: diálogos por um município mais sustentável", realizado pela Prefeitura e parceiros na última sexta-feira (8).

"No Brasil, parte significativa dos desastres ambientais ocorre devido à falta ou ao excesso de chuvas, de forma atrelada ao uso e à ocupação do solo inadequados, às vulnerabilidades sociais e ambientais existentes e a outros fatores. Portanto, é fundamental a integração entre as políticas de desenvolvimento, de recursos hídricos, de enfrentamento às mudanças do clima e de proteção e Defesa Civil", comentou Silvia Morales.

A parlamentar destacou durante o evento os requerimentos de autoria do mandato coletivo A Cidade é Sua que foram aprovados pela Câmara e encaminhados à Prefeitura, entre eles o 883/2023, que solicita informações referentes ao Plano de Contingência vigente no município; o 942/2023, que solicita informações relativas à Política Climática Municipal, à concepção do Plano Municipal correlato e à instalação de sistemas de geração fotovoltaica de energia elétrica em prédios públicos; e o 943/2023, que solicita informações pertinentes às ações da iniciativa Construindo Cidades Resilientes.

"O objetivo principal da nossa participação no evento foi colaborar para as discussões, vinculando o racismo ambiental com a justiça climática. Por isso, quando os presentes foram divididos para as atividades em grupos, optou-se pela sala onde foi debatido o assunto Desigualdades Socioambientais, Racismo Ambiental e Acesso à Água", destaca Silvia Morales, sobre o evento realizado no Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola e conduzido pelos profissionais do Núcleo de Educação Ambiental de Piracicaba.

"O debate público é parcela importante para alcançar avanços nas políticas locais de clima e de proteção e Defesa Civil, mas deve ser acompanhado e seguido de incidência política junto ao Executivo e, principalmente, incluir a tomada de decisão política", ressaltou a vereadora, que fez observações sobre o trâmite do futuro projeto.

"A transformação da minuta da Política Municipal de Enfrentamento às Mudanças Climáticas em projeto de lei e o posterior envio do mesmo para tramitação na Câmara são necessários para possibilitar a aprovação de tal política. Por outro lado, no que tange ao gerenciamento de ocorrências, Piracicaba começa a avançar na Política de Defesa Civil, com a criação e operacionalização de grupo de trabalho para elaborar o Plano de Contingência", concluiu.



Texto:  Assessoria parlamentar


Meio Ambiente Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas