
05 DE MARÇO DE 2013
O vereador Laércio Trevisan Júnior (PR), na utilização da Tribuna da Câmara, reunião ordinária de ontem (4) comentou aspectos da saúde pública em Piracicaba e, apre (...)
O vereador Laércio Trevisan Júnior (PR), na utilização da Tribuna da Câmara, reunião ordinária de ontem (4) comentou aspectos da saúde pública em Piracicaba e, apresentou levantamentos para mostrar o que aconteceu desde o ano de 2009, quando fez diversos questionamentos sobre a questão, ocasião em que defendeu a criação de comissão de estudos para avaliar o caso. Trevisan se referiu a fatos observados na última quinta-feira, ao verificar que oito pessoas aguardavam vagas no Centro de Ortopedia e Traumatologia - COT, sendo que depois que a imprensa local divulgou o assunto, já no sábado, saíram seis pessoas desta Unidade de Saúde.
Segundo Trevisan, depois que saiu publicada a matéria e, em contato com uma das pessoas que aguardavam vagas, constatou que a operação foi marcada para terça-feira, com três dias de espera na Santa Casa. "A pergunta é o que continua acontecendo no sistema ao deixar a pessoa aguardando três dias para ser operado. O COT não tem culpa. A culpa é do gerenciamento do sistema", destacou o parlamentar.
Para Trevisan, a saúde em Piracicaba piorou com o passar dos anos. Exemplo disso citou recente visita que fez ao Pronto Socorro da Vila Cristina, no domingo e, constatou que tinham pessoas que aguardavam atendimento desde quinta-feira. Trevisan também comentou sobre as pessoas que estão aguardando atendimento no Pronto Socorro do Piracicamirim, em salas com condições precárias, aparelhos quebrados, e falta de ventilação adequada. "O calor é insuportável. Tinham duas pessoas com AVC lá dentro", disse.
Trevisan mostrou fotos de situações que estão da mesma maneira desde 2011 e, falou de pessoas com ferimentos que aguardam procedimentos médicos adequados, como uma pessoa que está com o fêmur quebrado. Segundo Trevisan, o sistema regrediu, ao passo que hoje a cidade teve crescimento de 17 mil habitantes e, teve diminuição de leitos e, não se investiu em médicos. Trevisan também falou da terceirização dos serviços da Prefeitura e, reiterou disposição em dar crédito à nova administração municipal, na expectativa de melhoras na saúde pública.
Martim Vieira Mtb 21.939
Foto: Fabrice Desmonts Mtb 22.946