PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2022
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13 DE JULHO DE 2022

Vereador solicita remodelação dos Centros de Educação Digital


Thiago Ribeiro (PSC) indicou modelo com conteúdo pedagógico semelhante ao utilizado em Curitiba (PR)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Para o vereador Thiago Ribeiro (PSC), os 16 Centros Digitais de Piracicaba necessitam de um olhar do poder público para a transformação pedagógica

Para o vereador Thiago Ribeiro (PSC), os 16 Centros Digitais de Piracicaba necessitam de um olhar do poder público para a transformação pedagógica
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Para o vereador Thiago Ribeiro (PSC), os 16 Centros Digitais de Piracicaba necessitam de um olhar do poder público para a transformação pedagógica

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Para o vereador Thiago Ribeiro (PSC), os 16 Centros Digitais de Piracicaba necessitam de um olhar do poder público para a transformação pedagógica

Para o vereador Thiago Ribeiro (PSC), os 16 Centros Digitais de Piracicaba necessitam de um olhar do poder público para a transformação pedagógica

Para o vereador Thiago Ribeiro (PSC), os 16 Centros Digitais de Piracicaba necessitam de um olhar do poder público para a transformação pedagógica

Para o vereador Thiago Ribeiro (PSC), os 16 Centros Digitais de Piracicaba necessitam de um olhar do poder público para a transformação pedagógica

Para o vereador Thiago Ribeiro (PSC), os 16 Centros Digitais de Piracicaba necessitam de um olhar do poder público para a transformação pedagógica

Para o vereador Thiago Ribeiro (PSC), os 16 Centros Digitais de Piracicaba necessitam de um olhar do poder público para a transformação pedagógica
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Para o vereador Thiago Ribeiro (PSC), os 16 Centros Digitais de Piracicaba necessitam de um olhar do poder público para a transformação pedagógica



O vereador Thiago Ribeiro (PSC) protocolou, nesta quarta-feira (13), a indicação 2037/2022, em que solicita a remodelação e transformação pedagógica dos 16 Centros de Educação Digital de Piracicaba. Na justificativa da indicação, o parlamentar, que recentemente conheceu projetos educacionais através de visitas técnicas em Curitiba (PR), menciona a existência do Projeto Farol do Saber e Inovação, um diferencial na educação da capital curitibana.

Segundo o texto da indicação, o projeto instituído pelo então prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), em 1994, desenvolveu-se ao longo dos anos. Em 2016, com o retorno dele ao Poder Executivo, o projeto passou por remodelações e a instituição da área de inovação, em uma parceria realizada pela Prefeitura de Curitiba com a Lego Fundation e o MIT (Massachusetts Institute of Technology). O projeto buscou levar mais apoio e garantir ferramentas para os alunos da rede pública municipal, utilizando a tecnologia de robótica, como o Lego Spike Prime, em todas as unidades dos Faróis do Saber e Inovação.

Também é oferecido pela Lego Fundation treinamento para a equipe da secretaria, que é capacitada para treinar os professores. Eles passam por uma formação sobre inovação durante um ano e, após esse período, passam a atuar nos Faróis do Saber e Inovação.

Como funcionam - Os Faróis do Saber estão presentes em praças e unidades escolares da cidade. Nas praças, funcionam como bibliotecas descentralizadas, com trabalhos educativos e culturais. Já as escolas, além das bibliotecas pedagógicas, possuem um ambiente de inovação, chamado de espaço maker, onde a escola e a comunidade podem utilizar tecnologias como a impressão em 3D e kits de robótica “Ludobot”. Esse último possui CPU microduino, bluetooth, hub de sensores e bateria recarregável e incentiva os alunos dos 6 anos aos 14 anos a integrar ideias e projetos para criar robôs funcionais.

Os Faróis do Saber e Inovação presentes nas unidades escolares ainda desenvolvem ações que levem as crianças a imaginar, criar, brincar, compartilhar e refletir. As unidades escolares têm como princípio dar autonomia aos seus alunos, deixando com que os mesmos desenvolvam projetos e atividades, criando uma escola inovadora. As unidades escolares contam ainda com laboratórios experimentais de química, que ensinam as crianças as noções da tabela periódica e de seus elementos. Na impressora 3D do Farol, elas podem criar nos computadores e tablets disponibilizados pelo município e imprimir os elementos químicos em terceira dimensão.

Os professores que atuam nas bibliotecas dos Faróis do Saber passam a ser chamados de agentes de literatura e desenvolvem nas crianças a vontade pela leitura e pela busca no conhecimento.

O parlamentar solicita que o Poder Executivo estude a possibilidade de transformar o conteúdo pedagógico dos Centros de Educação Digital, como um piloto a ser desenvolvido na cidade, buscando parcerias com a iniciativa privada e também com o Parque Tecnológico de Piracicaba, buscando garantir o acesso ao desenvolvimento tecnológico para as crianças da rede municipal de ensino.

“Em março deste ano, após minha primeira visita à Curitiba (PR), após Piracicaba ser convidada a participar do movimento Cidades Educadoras, eu me reuni com o secretário Bruno Roza (Educação), Carlos Beltrame (Governo), Adolpho Queiroz (Cultura) e com representantes da Secretaria de Esportes Lazer e Atividades Motoras (Selam). Discutimos a possibilidade de transformação dos Centros de Educação Digital em espaços multidisciplinares. Retornei a Curitiba para então aprofundar o conhecimento estrutural e pedagógico das unidades dos Faróis do Saber e Inovação. Acredito que podemos trabalhar junto da iniciativa privada e também das universidades presentes em nosso município, além do Parque Tecnológico, para transformar os Centros de Educação Digital do município em uma referência de inovação e tecnologia da Região Metropolitana de Piracicaba, utilizando os conhecimentos elencados na capital paranaense”, destacou Thiago Ribeiro.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Aline Macário - MTB - 39.904


Educação Thiago Ribeiro

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