
09 DE MAIO DE 2025
Na pauta da reunião estiveram ações defendidas pelo parlamentar para melhorar e agilizar os serviços públicos de saúde no município
Vereador Marco Bicheiro (PSDB) discutiu sobre melhorias na infraestrutura de unidades de saúde
O vereador Marco Bicheiro (PSDB) se reuniu, no fim da tarde desta segunda-feira (5), com o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Sérgio Pacheco Jr. Na pauta da reunião estiveram ações defendidas pelo parlamentar para melhorar e agilizar os serviços públicos de saúde no município, muitas delas que coincidem com propostas do Poder Executivo.
Uma delas é o Poupatempo da Saúde, cujo projeto de criação da unidade foi protocolado na Câmara e, atualmente, tramita nas comissões da Casa. Para elaborar o projeto, em março, Marco Bicheiro visitou o Poupatempo da Saúde de Santo André, onde conheceu o funcionamento da unidade que, em um ano, realizou mais de 400 mil atendimentos.
Ao secretário de Saúde, Marco Bicheiro também defendeu a expansão das unidades de saúde da atenção primária com a construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) no bairro Nova Iguaçu e melhorias e reforma das unidades existentes, como é o caso das UBSs Piracicamirim e Jupiá. As condições da UBS da Vila Independência também foram discutidas na reunião. De acordo com o vereador, o prédio que abriga a unidade não é adequado para o atendimento ao público e ele defende a construção de um prédio em terreno do município para instalar a UBS.
O vereador também discutiu com o secretário opções para a USF (Unidade Saúde da Família) Paineiras, que foi interditada pela Prefeitura em fevereiro e USFs IAA I e IAA 2, todas elas com graves problemas estruturais. Outra demanda defendida por Marco Bicheiro é a contratação de médicos especialistas para suprir a demanda do município, além de questionar o funcionamento do Hospital Ilumina.
“Foi uma reunião produtiva com o secretário doutor Sérgio Pacheco, a quem nós agradecemos por nos receber. Entendo que o bom atendimento das unidades de saúde é fundamental para melhorar a vida das pessoas. Precisamos trabalhar juntos com o Poder Executivo e discutir soluções para os principais problemas que afetam a nossa população”, disse.