19 de agosto de 2025
Vereador rememora 80 anos dos ataques nucleares no Japão: "não podem se repetir"
Pedro Kawai, em discurso na noite desta segunda (18), relembrou os 80 anos do bombardeio americano às cidades de Hiroshima e Nagasaki
Os 80 anos dos ataques nucleares americanos às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, foram rememorados em um discurso do vereador Pedro Kawai (PSDB) na tribuna da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta segunda-feira (18).
“Eu quero aqui falar sobre um assunto muito ligado à colônia japonesa: este ano, em 2025, completam-se 80 anos dos bombardeios atômicos em Hiroshima e Nagasaki. Uma data muito dolorida para o povo japonês, uma data em que se lembra que cerca de 140 mil pessoas morreram, não só durante o bombardeio, mas também com o passar dos anos. E a gente sabe o quanto foi chocante. Apesar do tempo, ainda temos acesso a muitas fotos e imagens até hoje. E nós temos ainda sobreviventes, que são conhecidos como hibakusha. Eles, até hoje, têm consequências físicas e psicológicas”, falou o parlamentar.
Para ele, a dor e o sofrimento da guerra não devem ser esquecidos, mas lembrados para que novos conflitos não mais tenham lugar no mundo.
“Infelizmente, o mundo ainda não entendeu o que é uma guerra de verdade. A ameaça nuclear persiste. Ela existe e vai continuar existindo, lamentavelmente, para a dor de muita gente, seja para quem já sofreu com isso, seja para quem pode sofrer com isso. Então, é importante honrarmos a memória de quem já morreu em uma guerra para que possamos, um dia, despertar a consciência da maioria dos governantes do mundo e também das novas gerações que estão vindo, para que essa honra, a memória e essa consciência se tornem um dever de todos nós. Na verdade, isso tem que se transformar em uma missão, porque eventos como esse não podem se repetir”, acrescentou.
O discurso completo do parlamentar pode ser revisto no vídeo acima.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
19 de agosto de 2025
18 de agosto de 2025
15 de agosto de 2025
15 de agosto de 2025
