19 de agosto de 2025

Vereador rememora 80 anos dos ataques nucleares no Japão: "não podem se repetir"

Pedro Kawai, em discurso na noite desta segunda (18), relembrou os 80 anos do bombardeio americano às cidades de Hiroshima e Nagasaki

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Os 80 anos dos ataques nucleares americanos às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, foram rememorados em um discurso do vereador Pedro Kawai (PSDB) na tribuna da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta segunda-feira (18).

“Eu quero aqui falar sobre um assunto muito ligado à colônia japonesa: este ano, em 2025, completam-se 80 anos dos bombardeios atômicos em Hiroshima e Nagasaki. Uma data muito dolorida para o povo japonês, uma data em que se lembra que cerca de 140 mil pessoas morreram, não só durante o bombardeio, mas também com o passar dos anos. E a gente sabe o quanto foi chocante. Apesar do tempo, ainda temos acesso a muitas fotos e imagens até hoje. E nós temos ainda sobreviventes, que são conhecidos como hibakusha. Eles, até hoje, têm consequências físicas e psicológicas”, falou o parlamentar.

Para ele, a dor e o sofrimento da guerra não devem ser esquecidos, mas lembrados para que novos conflitos não mais tenham lugar no mundo.

“Infelizmente, o mundo ainda não entendeu o que é uma guerra de verdade. A ameaça nuclear persiste. Ela existe e vai continuar existindo, lamentavelmente, para a dor de muita gente, seja para quem já sofreu com isso, seja para quem pode sofrer com isso. Então, é importante honrarmos a memória de quem já morreu em uma guerra para que possamos, um dia, despertar a consciência da maioria dos governantes do mundo e também das novas gerações que estão vindo, para que essa honra, a memória e essa consciência se tornem um dever de todos nós. Na verdade, isso tem que se transformar em uma missão, porque eventos como esse não podem se repetir”, acrescentou.

O discurso completo do parlamentar pode ser revisto no vídeo acima.