03 de outubro de 2025
Vereador relata 13h de espera por ambulância em transferência da UPA ao hospital
Relato foi feito pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante), ao fazer uso da tribuna durante a 55ª reunião ordinária
O vereador Gustavo Pompeo (Avante) utilizou a tribuna da Câmara durante a 55ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (3), para falar sobre o caso de um paciente que aguardou a chegada de uma ambulância por cerca de 13 horas em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), após conseguir vaga de internação na Santa Casa e, finalmente, ser transferido para o hospital.
O parlamentar afirmou que já relatou a situação ao secretário municipal de Saúde e também vice-prefeito, Sérgio Pacheco Jr. Pompeo ressaltou que o paciente conseguiu vaga para internação, "mas a ambulância só chegou depois de 13 horas". "Ele conseguiu a vaga na Santa Casa às 4 horas da tarde. Sabe que horas o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) buscou esse paciente? Mais de meia-noite e meia. Então, essa pessoa ficou 13 horas esperando", contou.
Ele demonstrou indignação e afirmou que irá cobrar e acompanhar, junto à Secretaria de Saúde, uma solução. "Porque a gente sabe que um erro esquecido é um erro que volta a ser repetido. E isso já aconteceu outras vezes na cidade de Piracicaba. Eu espero que o secretário de Saúde tome providências, colocando mais ambulâncias para fazer esse translado do paciente até o hospital, para que ninguém na cidade de Piracicaba nunca mais fique 13, 14 horas aguardando com a vaga liberada", afirmou.
Ele também trouxe informações sobre a proposta de transformar o PHR (Programa de Habilitação e Reabilitação) da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família em atendimento familiar, realizado em parceria com organizações da sociedade civil que atendem pessoas com diferentes tipos de deficiência, promovendo inclusão, desenvolvimento da autonomia e acesso a direitos, em um novo serviço domiciliar.
Segundo o vereador, houve uma reunião entre a secretaria e as entidades envolvidas, e a Prefeitura se comprometeu a rever a proposta. "Vão entender cada entidade, como ela funciona, a tradição da cidade, o serviço já prestado e aí fazer o chamamento lá no final do ano", explicou.
Ele ainda destacou "a importância da Câmara se movimentar". "A Câmara vem cobrando e a Secretaria Municipal vem reagindo de forma positiva, se reunindo com o Conselho, demonstrando trabalho em busca daquilo que nós cobramos", afirmou, acrescentando que também é importante ter olhar para o futuro. "Nessa reunião também foi colocada a questão de uma agenda de 2035, falando da Piracicaba que a gente quer lá no futuro", disse o vereador.
Confira a fala completa no vídeo anexo.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
06 de outubro de 2025
02 de outubro de 2025
02 de outubro de 2025
01 de outubro de 2025