
31 DE JANEIRO DE 2022
Laércio Trevisan Jr. (PL) encaminhou ofício à Semob, enfatizando pedido apresentado em indicação protocolada no ano passado.
O vereador Laercio Trevisan Jr. (PL) encaminhou ao titular da Semob (Secretaria Municipal de Obras), Paulo Sérgio Ferreira da Silva, ofício solicitando o desassoreamento no ribeirão Piracicamirim, conforme já apresentado por meio da indicação 1262/2021.
No documento, Trevisan Jr. relata que devido ao volume de chuva que atingiu a cidade nos últimos dias, houve o extravasamento do ribeirão Piracicamirim, o que atingiu imóveis em bairros como Bosque do Água Branca, Morumbi, Maracanã e Jardim Oriente.
O parlamentar relata ainda que o ribeirão também extravasou em vários pontos da avenida Professor Alberto Vollet Sachs e no bairro Serra Verde, na via que dá acesso ao Jardim Alvorada, assim como no trecho do antigo anel viário, entre o bairro Chicó e Ceasa, entre outros locais.
Enchentes em dias de fortes chuvas são um antigo problema que atinge a região do Piracicamirim. Segundo relatos dos moradores, por alguns anos não ocorreu o extravasamento do ribeirão por conta do desassoreamento. Em resposta à indicação 1262/2021, a Semob respondeu que foi executado o serviço em alguns trechos em novembro de 2020.
Segundo o parlamentar, é possível verificar que o ribeirão Piracicamirim se encontra assoreado, devido ao acúmulo de detritos, terra e materiais despejados indevidamente. Todo esse acúmulo interfere na topografia do leito do córrego, impedindo-o de portar todo o volume hídrico, provocando transbordamento, como o ocorrido no último dia 29 de janeiro.
“Como forma de evitar novos transbordamentos, além de danos, transtornos e prejuízos aos moradores, se faz necessário o trabalhos de desassoreamento no ribeirão Piracicamirim”, disse Trevisan Jr.
“Sugerimos estudos da Semob e da Defesa Civil quanto a viabilidade de construção de piscinões ecológicos em alguns trechos do ribeirão, os quais permitirão o acúmulo da água no solo, principalmente durante as fortes chuvas, minimizando os efeitos das enchentes ao mesmo tempo em que promovem a recarga do lençol freático”, finalizou Trevisan Jr.