24 de outubro de 2025

Vereador questiona destinação de antigo imóvel do Caps do Campestre

Requerimento é de autoria do vereador Marco Bicheiro (PSDB)

O requerimento 1232/2025, de autoria do vereador Marco Bicheiro (PSDB), que solicita informações detalhadas ao Executivo sobre o imóvel que abrigou o antigo Caps (Centro de Atenção Psicossocial), no bairro Campestre, sua ocupação atual e o planejamento para sua destinação, foi aprovado durante a 61ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (23). A ideia do vereador é de utilizar o local para a instalação de uma UBS (Unidade Básica de Saúde). 

De acordo com a propositura, ter uma UBS próxima à residência reduz o tempo e o custo de deslocamento, permitindo que mais pessoas procurem atendimento quando necessário, além das unidades realizarem campanhas de vacinação, acompanhamento de gestantes, controle de doenças crônicas (como diabetes e hipertensão) e ações educativas, ajudando a prevenir doenças antes que elas se agravem. Acrescenta ainda que, ao oferecer consultas básicas e acompanhamento preventivo, as unidades evitam que casos simples cheguem aos prontos-socorros e hospitais.

O vereador afirma também que o Campestre conta somente com uma USF (Unidade de Saúde da Família) e nenhuma UBS. "A região cresceu muito e tem uma densidade populacional estimada entre 30 e 40 mil pessoas com novos núcleos, muitos condomínios e loteamentos", afirma o texto.

Sendo assim, o parlamentar questiona qual é a destinação atual da área que abrigou o antigo Caps no bairro Campestre; qual é a metragem do terreno e da construção existente no imóvel; quais as condições da estrutura física do prédio; e se existe algum contrato em vigor para cessão dessa área e, em caso positivo, solicita informar se o contrato será renovado.

Indaga também caso o local não esteja em uso e nem cedido, se a Prefeitura tem estudo para a destinação do imóvel; se tem planejamento para instalar naquela região uma UBS ou uma nova USF; se o imóvel que abrigava o antigo Caps atenderia as necessidades para comportar uma UBS; e a única unidade existente no bairro Campestre atende a quantas pessoas e de quais bairros, entre outros questionamentos. 

 

.

Texto: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS