11 de fevereiro de 2026

Vereador participa de reunião da diretoria da Casa do Bom Menino

Instituição é referência no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

O vereador Gustavo Pompeo (Avante) participou, na última terça-feira (10), da apresentação dos projetos e planos de ação para 2026 da diretoria da Casa do Bom Menino, instituição referência no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Piracicaba.

Voluntário da entidade, o parlamentar acompanha de perto as ações desenvolvidas pela Casa do Bom Menino e manifesta sua admiração pelo trabalho realizado ao longo dos 64 anos de história da instituição, que atua com compromisso, responsabilidade e coragem na garantia de direitos de crianças e adolescentes.

O parlamentar falou sobre a satisfação em atuar como voluntário da instituição e fazer parte de sua história. "É preciso ter coragem para atuar nessa vertente, acolhendo e instruindo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Fazer parte dessa história e caminhar junto com a instituição é, para mim, uma missão de vida, para que possamos melhorar a vida dessas crianças que já sofreram tanto em seus núcleos familiares", afirmou Pompeo.

Durante o encontro, a coordenadora de projetos da instituição, Andressa Oliveira, apresentou os projetos desenvolvidos, voltados à proteção integral de crianças e adolescentes.

Atualmente, a Casa do Bom Menino conta com três projetos em execução: o Apadrinhamento Afetivo, que capacita pessoas da sociedade civil para se tornarem padrinhos e madrinhas de crianças e adolescentes que não possuem grande perspectiva de adoção; o Projeto Florescer, que oferece atendimento clínico de psicoterapia por meio de psicólogo clínico, com o objetivo de garantir maior celeridade e atendimento especializado aos acolhidos; e o projeto Potencialização, voltado à capacitação dos profissionais que atuam diretamente com as crianças e adolescentes, assegurando que os serviços prestados estejam alinhados às legislações que regem o acolhimento institucional.

Andressa informou ainda que, por meio do Fundeca, os projetos Apadrinhamento Afetivo e Florescer já estão aprovados para execução em 2026 e reforçou a necessidade de ampliar as doações destinadas aos projetos, com o objetivo de expandir o atendimento às crianças e adolescentes acolhidos pela instituição.

Na sequência, o diretor da Casa do Bom Menino, Alexandre Aparecido David, apresentou um panorama geral dos atendimentos realizados. Atualmente, a instituição acolhe 116 crianças e adolescentes, distribuídos nas casas-lares espalhadas pelo território de Piracicaba, além da residência inclusiva, que atende jovens com algum transtorno ou dentro dos mais diversos espectros. A entidade também desenvolve projetos voltados à capacitação e preparação dos adolescentes para a vida adulta.

Na ocasião, o vereador Gustavo Pompeo realizou a entrega da Medalha Oficial de Mérito Legislativo ao Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Kishi, que já havia sido homenageado anteriormente, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição ao fortalecimento do trabalho desenvolvido pela instituição.

Em sua fala, o Dr. Paulo Kishi afirmou ser uma alegria fazer parte do trabalho realizado pela Casa do Bom Menino e relembrou a intervenção ocorrida em 2009, quando auxiliou na condução do processo de reestruturação da instituição, contribuindo para a implantação de uma nova diretoria e para o restabelecimento de um modelo de acolhimento de excelência.

Ele recordou que o Dr. Guilherme Mônaco de Melo foi o primeiro diretor da Casa após a intervenção e que o atual diretor atuou, à época, como primeiro tesoureiro, sendo fundamental na reorganização dos projetos e do formato de atendimento. Segundo o Promotor o papel do Ministério Público foi justamente auxiliar na formação de uma diretoria comprometida, composta por pessoas dispostas a dar continuidade ao trabalho que segue sendo desenvolvido até hoje.

Texto: Assessoria parlamentar
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583