25 de novembro de 2022

Vereador explica necessidade de aumento do subsídio do prefeito

Dirigindo-se à população, Fabricio Polezi (Patriota) falou sobre o déficit de médicos na saúde municipal, causado pelo valor do teto salarial, sem reajuste há 10 anos

Na 61ª reunião ordinária, realizada na noite desta quinta-feira (24), o vereador Fabricio Polezi (Patriota) ocupou a Tribuna, durante os 10 minutos regimentais de fala, para justificar à população seu posicionamento em defesa do reajuste do subsídio do prefeito, que determina o teto salarial de todos os servidores públicos municipais.

Polezi explicou que a determinação é prevista na Constituição Federal e que, caso seja aprovado, o aumento seria aplicado apenas à próxima legislatura que se inicia em 2025. “A população talvez fique até descontente quando falamos em aumentar o salário do prefeito, mas é um 'mal necessário' diante da debandada de médicos da cidade”, defendeu o parlamentar.

Segundo Polezi, o valor do teto em Piracicaba, que é de R$ 15.500, está abaixo dos valores das cidades da região, onde a média chega a R$ 24.000. Por isso, os médicos piracicabanos estariam optando por atuar em outras cidades, com vencimentos mais atrativos.

O parlamentar afirmou que as alternativas possíveis foram estudadas pelos vereadores, que vêm se articulando em torno da questão. Para Polezi, a única solução para a situação, no momento, é a contratação emergencial de nova OS (Organização Social) para gerir as consultas, exames e demais demandas da saúde pública. “Nós somos legisladores e temos que assumir riscos”, declarou. A medida a ser tomada, em um segundo momento, de acordo com o vereador, deve ser a aprovação do aumento do subsídio do prefeito, congelado desde 2012.

O vereador falou, ainda, do atendimento em rua que realiza à população. Polezi mostrou imagens do reparo realizado pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) na Avenida Rio das Pedras, solicitado pela Semob (Secretaria Municipal de Obras), à qual parabenizou pelo trabalho.

A fala completa do parlamentar pode ser conferida no vídeo disponibilizado nesta página.

Texto: Laura Fedrizzi Salere
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS