23 de setembro de 2025
Vereador destaca os 107 anos da imigração japonesa em Piracicaba
Pedro Kawai (PSDB) contou que os japoneses chegaram no município no dia 7 de setembro, durante as comemorações do dia da Independência
Ao fazer uso da tribuna, durante a 52ª reunião ordinária, realizada no plenário da Câmara na noite desta segunda-feira (22), o vereador Pedro Kawai (PSDB) destacou os 107 anos da imigração e, consequentemente, da história da colônia japonesa em Piracicaba, comemorados no último dia 7 de setembro.
Kawai disse que os primeiros japoneses chegaram ao município na estação Sorocabana, onde hoje é o terminal central. "Foram 105 imigrantes japoneses chegando aqui em Piracicaba no dia 7 de setembro, que trouxeram na bagagem muita disciplina, muito trabalho, valores que rapidamente foram enraizados aqui na nossa cidade e que perpetuam até hoje", disse.
Ele contou uma situação inusitada. "Quando esses imigrantes chegaram, no dia 7 de setembro, estava havendo uma festa, com fogos, e eles acharam que era para eles, mas, na verdade, era o 7 de setembro, a comemoração da independência do Brasil", disse. E a história da comunidade japonesa se iniciou, em Piracicaba, nas lavouras de café, como, por exemplo, na fazenda Pau D'Alho e na antiga fazenda de café de Moraes Barros. "A colônia japonesa, não é segredo para ninguém, contribuiu muito pelo Brasil afora, porque o Brasil é a maior colônia Nikkei fora do Japão. Em nenhum lugar do mundo nós temos tantos Nikkeis quanto aqui no Brasil", afirmou Kawai, acrescentando que em Piracicaba não é diferente, com Nikkeis no comércio, na indústria, na medicina, na educação, na cultura e na política.
Para ele, celebrar esses 107 anos é motivo de orgulho e de fortalecimento da integração entre as culturas do Brasil e do Japão. "Quando falamos em cultura, ela se manifesta de várias formas, várias ações, vários momentos. Temos as artes marciais, a culinária, a valorização da família, isso são marcas que o povo japonês trouxe e está perpetuando ao longo desses 107 em Piracicaba e 117 no Brasil", disse.
Piracicaba também se transformou com a vinda dos japoneses. "Temos japoneses espalhados por todos os cantos, todos os segmentos econômicos e sociais da nossa cidade. E aqui quero fazer um destaque: eu tenho muito orgulho de ser o primeiro Nikkei da história da Câmara Municipal de Piracicaba", disse, afirmando também que "isso é um motivo não só de orgulho, mas de extrema responsabilidade".
Para ele, é também uma honra representar tudo o que relatou em sua fala, como a questão da ética, do trabalho, do comprometimento da colônia japonesa. "O povo japonês veio para cá através do sonho dourado, do ouro fácil, que era o que se propagava no Japão. No Japão, falavam que aqui no Brasil o ouro dava em árvore, mas, na verdade, era o café, o fruto do café amarelo que dava em árvore, mas esse era o sonho dourado no Brasil", contou.
Por fim, Kawai lembrou das comemorações do centenário da imigração japonesa em Piracicaba, em 2018, na Câmara. "Foi um reconhecimento marcante", afirmou. Ele finalizou agradecendo os 105 imigrantes, 23 famílias, 15 japoneses, que vieram no navio Hakata Maru. "Eles saíram lá do porto de Tóquio no dia 11 de julho de 1918, chegaram em Santos no dia 2 de setembro de 1918 e, em Piracicaba, no dia 7 de setembro de 1918", concluiu, fazendo um agradecimento em japonês.
Esporte – No início de sua fala, Kawai lamentou sobre o orçamento destinado ao esporte de Piracicaba. "É triste ver o trabalho que o esporte vem desenvolvendo no seu dia a dia e você tentar vincular qualquer tipo que seja de modificação tributária a uma luta que está acontecendo para rever o valor do orçamento do esporte. E não é só a questão tributária. Nós estamos também discutindo o repasse, a rubrica do fundo do esporte, nós estamos discutindo a questão dos valores, da locação dos espaços esportivos do nosso município. Em nenhum momento se atrelou a discussão a qualquer aprovação aqui nessa casa. Então, eu queria aqui fazer esse registro e a luta é para a melhoria e o aumento do orçamento do esporte. Só isso", afirmou.
Confira a fala completa no vídeo anexo.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
25 de setembro de 2025
25 de setembro de 2025
25 de setembro de 2025
25 de setembro de 2025