10 de fevereiro de 2026

Vereador defende a importância do trabalho da Patrulha Maria da Penha

Pedro Kawai (PSDB) apresentou dados sobre as ocorrências de violência contra a mulher e destacou a importância dos mecanismos de defesa

O trabalho desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha foi abordado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), durante discurso na Tribuna da Câmara Municipal de Piracicaba, na 3ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (9). Destacou a criação da patrulha, em 2019 para proteção de mulheres com medidas protetivas, com foco no atendimento, atuação preventiva, acompanhamento das vítimas, monitoramento do agressor, atendimento humanizado, integração entre órgãos públicos e respeito à dignidade da mulher.

Passou ainda explicações básicas para as pessoas que solicitarem a atuação da patrulha, para que se atentem principalmente às características visuais do agressor para que os patrulheiros possam identificá-lo ao atender a ocorrência.

“A Patrulha Maria da Penha é uma política estruturada que une a Guarda Civil, a Assistência, o Judiciário, a Rede de Proteção, com um único objetivo, salvar vidas e garantir que a lei da Maria da Penha seja efetivada no cotidiano das mulheres aqui de Piracicaba”, lembrou. “São dados assustadores e lamentáveis e é por isso que nós reforçamos a importância da patrulha na nossa cidade”.

Destacou os dados da violência contra a mulher na cidade, como a média diária de três pedidos de medida protetiva. “Chegamos a ter um recorde de medidas protetivas na cidade por conta também da atuação da Delegacia de Defesa da Mulher, em regime de 24 horas, uma conquista para Piracicaba, pelo uso do botão do pânico e pela atuação integrada da Maria da Penha”, salientou.

“Esses não são números frios, não são só estatísticas. Isso representa medo, violência, mães, trabalhadoras, jovens, idosas, que precisam recorrer ao Estado para ter sua proteção e garantir seu direito, que é um dos direitos mais sagrados, que é o de viver o seu dia a dia sem violência”, afirmou. “A Maria da Penha não atua somente na agressão, mas depois da agressão. Luta para que a violência não se repita, para garantir as medidas protetivas, que não seja somente um papel judicial. E a gente precisa trabalhar para essa continuidade, o fortalecimento e a ampliação da Patrulha Maria da Penha. Garantindo, através de recursos, de políticas públicas, a capacitação permanente dos agentes, a integração de toda a rede e os investimentos do Poder Público”.

O vereador falou ainda a participação dos homens nesse trabalho de combate à violência contra a mulher. “O homem tem que participar, tem que mostrar, ensinar para os filhos o respeito, o carinho, o comprometimento com as mulheres. Hoje em dia, a gente já não tem mais que aceitar algumas falas, alguns comportamentos. Nós, homens, também temos que assumir o nosso papel de defensor, de garantir direitos, respeito para todas as mulheres e a gente tem que começar isso nas escolas”, afirmou.

Confira, no vídeo, o discurso completo do vereador.

Texto: Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara