PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE JULHO DE 2022

Vereador conhece projetos Faróis do Saber em Curitiba (PR)


Thiago Ribeiro (PSC) visitou o projeto instalado em praças e unidades escolares.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)

Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)

Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)

Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)

Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)

Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)

Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)

Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Visita aconteceu nesta quinta-feira (30)



O vereador Thiago Ribeiro (PSC) esteve nesta quinta-feira (30), em visita a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, onde foi recebido pela equipe da secretária, Maria Silvia Baccila, as assessoras Emilia Hercules, Silmara Campezio, Daniela Santana e por Michele Prado, chefe do Núcleo Regional de Ensino do município paranaense que visitaram junto com o parlamentar o projeto “Faróis do Saber”, localizado em praças e unidades escolares da cidade.

O Faróis do Saber possui nove unidades espalhadas em praças da cidade e outras 32 vinculadas junto as escolas do município, e trabalha com objetivo de ser um centro de recursos informacionais integrado ao planejamento pedagógico da escola e espaço-tempo para mediação e incentivo à leitura, suporte à pesquisa e à difusão cultural.

Na primeira visita, o vereador conheceu a Escola Municipal Professor Herley Mehl, localizada na região do bairro curitibano, Pilarzinho. Lá, acompanhado do time da secretária de educação, foi recebido pela diretora Karine Braun, que apresentou a unidade escolar e explicou em detalhes os trabalhos desenvolvidos com alunos do pré ao nono ano escolar, com laboratórios tecnológicos, inovação, lições de cidadania, salas de criatividade e de capoeira.

Os alunos da escola, desenvolvem ações incentivadas pelo poder público, como a robótica, que faz parte do Farol do Saber e Inovação, que possui uma estrutura física no local e atende a escola e também é aberto à comunidade. O Farol do Saber e Inovação, possui uma biblioteca pedagógica e em seu piso superior um espaço maker, com tecnologias como a impressão em 3D, kits de robótica “Ludobot”, que possui CPU microduino, bluetooth, hub de sensores e bateria recarregável e que incentiva os alunos dos 6 anos aos 14 anos integrar ideias e projetos para criar robôs funcionais.

O Farol do Saber e Inovação presente na unidade escolar, ainda desenvolve ações que levem as crianças a imaginar, criar, brincar, compartilhar e refletir. A unidade escolar tem como princípios, dar autonomia aos seus alunos, deixando com que os mesmos desenvolvam projetos e atividades criando uma escola inovadora. A unidade escolar conta ainda com laboratórios experimentais de química, e que ensinam as crianças desde os mais pequenos as noções da tabela periódica e de seus elementos. Na impressora 3D do Farol, eles podem criar nos computadores e tablets disponibilizados pelo município e imprimir os elementos químicos em terceira dimensão.

O projeto, conta ainda com unidades em praças da cidade, que em suas bibliotecas criam oficinas atraindo as escolas e turistas em visitas. Recebem constantemente a visita de escritores que dialogam com os participantes e ainda promovem apresentações.

Dentro do hub de inovação do farol do saber, uma parceria do município de Curitiba com o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a Lego Fundation buscou levar mais apoio e garantir ferramentas para os alunos da rede pública municipal, utilizando sua tecnologia de robótica como o Lego Spike Prime em todas as unidades dos Faróis do Saber e Inovação.

Também é oferecido pela Lego Fundation, treinamento para a equipe da Secretaria, que é capacitada para treinar os professores, que passam por uma formação sobre inovação durante um ano e após esse período passam a atuar nos Faróis do Saber e Inovação. Estes professores passam por uma entrevista dentro da rede municipal, pois precisam ter habilidade em criar, inovar e o mais importante, incentivar os professores da rede a colocarem a inovação em prática dentro das salas de aula.

Os professores que atuam nas bibliotecas dos Faróis do Saber passam a ser chamados de agentes de literatura, e desenvolvem nas crianças a vontade pela leitura e pela busca no conhecimento.

O parlamentar também esteve na sede do Estúdio de Mídias da Secretaria Municipal de Educação e no Laboratório Pedagógico de Inovação (LAPI), onde conheceu um dos equipamentos que estão sendo enviados para todas as escolas municipais de Curitiba, O Farol do Saber e Inovação Móvel, um carrinho que é equipado com impressora 3D, Projetor, Notebooks, Tablets, Celulares, Microscópio, Impressora colorida e demais itens.

“Saio dessa visita técnica educativa, como a equipe da secretaria de educação de Curitiba diz, com brilho nos olhos. A educação de Curitiba tem os motivos de ser referência no país. Os trabalhos desenvolvidos pela pasta são descentralizados e toda a secretária é envolvida em cada projeto, eles ainda possuem um DNA inovador nos processos pela busca em desenvolver os projetos com os alunos. Na escola em que visitei o preparo com os alunos de sextos anos nas aulas de robótica é para que eles estejam preparados para participar do First Lego League (FLL), que é um torneio batizado de Superpowered e que desafia crianças e adolescentes a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada.  Levaremos todas ações e projetos desenvolvidos pelo Município de Curitiba na área da educação ao Secretário Bruno Roza, com o intuito de desenvolvermos ações para desenvolver a inovação educativa através de projetos semelhantes em Piracicaba” destacou Thiago Ribeiro.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Educação Thiago Ribeiro

Notícias relacionadas