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04 DE JULHO DE 2022

Vereador conhece modelo de gestão de UPA em Curitiba (PR)


Thiago Ribeiro esteve na Unidade de Pronto atendimento do bairro Sítio Cercado, na capital paranaense



EM PIRACICABA (SP)  

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A UPA trabalha com moderno sistema de triagem, totalmente automatizado

A UPA trabalha com moderno sistema de triagem, totalmente automatizado
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O vereador Thiago Ribeiro (PSC) visitou na última quinta-feira (30), acompanhado do vereador curitibano Marcelo Fachinello (PSC), uma unidade de pronto atendimento durante visitas em que realizou na capital paranaense entre os dias 29 de junho e 01 de julho.

Recebido na unidade pelo médico responsável Dr. Gabriel Felipe Neves, acompanhado do supervisor sanitário da secretária municipal de saúde de Curitiba, Joari Stahlschmidt e do médico André Henrique Pereira Rosa, o parlamentar conheceu o funcionamento da unidade, que está numa região que abrange uma população em torno de 200 mil habitantes.

A unidade atende cerca de 13 mil pacientes por mês e conta com oito médicos trabalhando diariamente no local. A UPA trabalha com moderno sistema de triagem, totalmente automatizado utilizando o sistema Lean Healthcare, da empresa japonesa Toyota, esse sistema de gestão é usado em combinação com um sistema estratégico de implantação e gerenciamento de políticas, chamado Hoshin Kanri e com o gerenciamento visual diário. O gerenciamento visual diário é uma abordagem em que os membros da equipe dispendem diariamente de um o tempo para avaliar o seu progresso usando os elementos-chave dos acúmulos diários e de gráficos dispostos nas paredes.

O sistema ocasiona uma melhora satisfatória para o paciente, pois reduz o tempo de admissão, tempo de coleta, tempo de entrega, tempo de triagem, tempo para ver um médico, tempo de dispensa, tempo da sala de exame, número de visitas ao paciente, duração da estadia, taxa de alta, tempo de viagem do paciente, reduzindo as taxas de mortalidade e de reingresso do paciente.

Toda operação ocorre de maneira digital, através de painéis eletrônicos, sem que a equipe do hospital precise chamar os pacientes de maneira oral. Telas espalhadas por toda unidade indicam ao paciente qual consultório ele deve ir.

A unidade também realiza a triagem de maneira em que separa os pacientes que estão aguardando atendimento, tendo uma divisão entre pacientes com problemas respiratórios dos que aguardam atendimento clínico e utiliza símbolos para facilitar a identificação de doenças no sistema integrado da unidade.

A UPA possui uma base integrada do Samu (Serviço de atendimento móvel de urgência), que reduz o tempo em que pacientes aguardam por transporte para transferências à hospitais da cidade.

A própria unidade realiza agendamento de consultas para exames cardiológicos, cirúrgicos, urológicos e neurológicos, elencados nas condutas de atendimento clínico, ou seja, o paciente que necessitar de exames para avaliações não necessita sair da UPA e procurar uma unidade de saúde, o próprio pronto atendimento realiza o encaminhamento e pedido do exame. Também ocorre na UPA, diariamente entre as 19h e as 7h tratamento ambulatorial em atendimento odontológico.

“Foi muito importante conhecer o funcionamento desta unidade de pronto atendimento, que está numa área em que a população chega a 200 mil habitantes, cerca de metade da população de Piracicaba. Uma grande troca de informações e levarei as boas práticas aqui constatadas ao conhecimento do secretário municipal de saúde, Filemon Silvano, como uma forma de contribuir na melhoria do atendimento das unidades de Pronto atendimento em nossa cidade. Constantemente sou chamado pela população às unidades de saúde que pedem ajuda com o atendimento das unidades. É necessário pensar numa possibilidade para tornar o atendimento mais eficaz, o que irá gerar satisfação por parte dos funcionários e usuários do sistema único de saúde em nossa cidade”, destacou o vereador Thiago Ribeiro.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Saúde Thiago Ribeiro

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