PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE JULHO DE 2021

Vereador conhece gestão premiada da Polícia Militar de Piracicaba


Ações de planejamento e inovação e novas propostas foram apresentadas a Josef Borges pelo coronel Cerqueira Leite, comandante do CPI-9



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Comandante Cerqueira Leite e vereador Josef ao lado do troféu



A Polícia Militar do Estado de São Paulo implantou plano de comando para o período de 2020 a 2023 que prevê o aprimoramento contínuo da gestão e das equipes de policiais e que dá sequência ao planejamento iniciado em 2010, quando foi implantada uma nova metodologia de trabalho. O CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) passou a utilizar esses processos e, em 2013, adotou o geoprocessamento das informações. 

O resultado foi a redução da criminalidade, maior aproximação da corporação com a comunidade e reconhecimento por meio de premiações, como o troféu Governador do Estado de São Paulo (2020) conferido pelo Instituto Paulista de Excelência de Gestão (IPEG) e a conquista do Ouro no Prêmio Polícia Militar de Qualidade (2019/2020). 

Todas essas ações implantadas, seus resultados e a estrutura do CPI-9 foram apresentados ao vereador Josef Borges (Solidariedade) pelo coronel PM Cerqueira Leite, comandante da unidade que abrange 52 cidades e cerca de três milhões de habitantes.

“Com o mapeamento por geoprocessamento das informações, nos 11 municípios do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior (10ºBPm/I) para combate aos crimes que mais afetam a população, que são os roubos e furtos de veículos, roubos e letalidades violentas, como latrocínios, houve redução destes indicadores. Obtivemos esse resultado com ênfase na prisão de procurados, apreensão de armas e combate ao microtráfico de entorpecentes”, explicou. 

Também ganhou ênfase a fiscalização de trânsito por parte da PM, porque o município tem convênio com a Prefeitura. Mas além da verificação mais comum, o enfoque dos policiais militares foi mais criminal, com a atenção a detalhes que na avaliação rotineira não são verificados, como a confirmação do número de chassi dos veículos.

De acordo com o comandante, outro trabalho foi o Relatório de Averiguação de Incidentes Administrativos (RAIA). “Ao se deparar com uma rua com iluminação pública precária, terreno com mato alto que pode servir de esconderijo de bandidos, um estabelecimento sem alvará, um buraco que pode gerar um grave acidente. Todas essas observações são comunicadas ao Executivo Municipal para a tomada de providência. Toda essa análise contribui para o aumento da segurança dos cidadãos”, explicou. 

É permanente também a busca cada vez pelo maior índice de eficiência, como no Copom 190. A meta é atingir 95% de efetividade e o CPI-9 está bem próximo, com 93%. “Tudo o que é realizado aqui em Piracicaba para as demais 51 cidades é um exemplo para o país. De dedicação e muito trabalho sempre focado na população”, disse o vereador.

NOVA PROPOSTA - O comandante apresentou ao vereador a proposta da Atividade Delegada, já adotada em cidades como Charqueada, Ipeúna e Cordeirópolis, entre outras. Por meio de um convênio com a prefeitura desses municípios os policiais militares realizam horas extras, custeadas pelo Executivo Municipal, para aumentar a fiscalização de diferentes setores definidos pela Administração Municipal e ampliar o policiamento.

Para o vereador, esse seria um investimento a mais que a Prefeitura de Piracicaba pode estar fazendo para aumentar ainda mais a segurança do município.

O comandante ressaltou ainda a integração entre as forças de segurança do município, como a Guarda Civil Municipal, a Polícia Civil e a Polícia Federal, e líderes comunitários, Conselhos de Segurança (Consegs) e instituições como a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) para que continue o aumento da segurança da população.

A população pode contar com a Polícia Militar nas situações de emergência, por meio do 190 e para denunciar crimes, como localização de fugitivos e pontos de tráfico de entorpecentes no 181, o Disque Denúncia, que garante o anonimato.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Segurança Legislativo Josef Borges

Notícias relacionadas