
16 DE JULHO DE 2025
Moradores reclamam de que houve redução nos horários desde a pandemia, além de trajeto parcial e dificuldade de acesso ao transporte coletivo nos fins de semana
O vereador Thiago Ribeiro (PRD) esteve nesta terça-feira (16) no distrito de Anhumas para ouvir as demandas da população local sobre o transporte público. A principal reclamação dos moradores é em relação à linha 811 Anhumas-TSJ, que teve seus horários reduzidos durante a pandemia de covid-19 e, mesmo após o retorno das atividades normais, não retomou a grade anterior de funcionamento.
Além da redução nos horários, outro ponto criticado pela comunidade é o trajeto parcial da linha. Segundo os moradores, os ônibus atendem a estrada Luiz Dias Gonzaga —principal via de acesso entre os distritos de Anhumas e Ibitiruna— apenas em algumas viagens ao longo do dia. Nas demais, os passageiros precisam caminhar longas distâncias até pontos na entrada do bairro para conseguir embarcar.
A situação se agrava ainda mais aos fins de semana. De acordo com os moradores, o número de viagens é ainda menor e, em muitos casos, o intervalo entre os ônibus ultrapassa horas. "A gente se sente abandonado. Para pegar o ônibus, temos que andar quase dois quilômetros. Quando chove ou alguém tem mobilidade reduzida, fica impossível. E os horários também não ajudam, principalmente no fim de semana", reclama a moradora Marta Vieira.
Durante a visita, Thiago Ribeiro comprometeu-se a dialogar com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes para buscar melhorias no atendimento da linha 811. "O transporte público tem que atender as pessoas, e não o contrário. O que vemos aqui em Anhumas é um claro caso de exclusão da comunidade. Vou entrar em contato com o diretor de transportes, Vanderlei Quartarollo, para levar essas demandas e buscar soluções viáveis", afirmou o vereador.
A comunidade de Anhumas vem se mobilizando desde 2021, logo após o período mais crítico da pandemia, para cobrar o retorno da grade completa de horários da linha. Até o momento, as solicitações ainda não foram atendidas pela Prefeitura.
A visita do vereador foi acompanhada por moradores que reforçaram a urgência da situação. "Têm idoso, trabalhador, estudante que dependem desse ônibus todos os dias. Não é um luxo, é uma necessidade. E, aos fins de semana, a espera é ainda mais cansativa", destacou Mara, outra moradora do bairro.
Thiago Ribeiro informou que encaminhou indicação ao Executivo, solicitando que a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes faça gestão junto à empresa Rápido Sumaré nos próximos dias para a ampliação dos horários e a regularização do atendimento à estrada Luiz Dias Gonzaga.