PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE JANEIRO DE 2021

Vereador apoia projeto de desassoreamento de lagoas


Secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Marcos Kamogawa, quer revitalizar lagoas da área rural, como as defendidas por Josef Borges em Ártemis e no Lago Azul.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Josef Borges e o secretário Marcos Yassuo Kamogawa: defesa do meio ambiente



As lagoas de Ártemis e do Lago Azul poderão ser desassoreadas. O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Marcos Yassuo Kamogawa, revelou que o prefeito Luciano Almeida (DEM) pretende executar projetos para resgatar o potencial turístico da área rural de Piracicaba. A ideia vai ao encontro do trabalho defendido pelo vereador Josef Borges (Solidariedade), que, mesmo antes de ser eleito, desenvolve ações para a melhoria desses espaços, hoje degradados.

"Ter as lagoas recuperadas é importante para o meio ambiente e para a comunidade. Elas podem voltar a ser um atrativo turístico, descentralizando as opções do município, hoje concentradas na região da Rua do Porto. Podemos ter o resgate da cultura rural nesses locais e a recuperação ambiental", comentou o secretário, que recebeu o vereador em seu gabinete na quinta-feira (21).

Para Josef Borges, a iniciativa do prefeito e do secretário vai ao encontro do seu projeto de promover a recuperação das lagoas e o desenvolvimento socioeconômico local, iniciado em 2017, com a limpeza da lagoa de Ártemis, no bairro Itaiçaba, realizada por voluntários e por ele, enquanto líder comunitário, e que continua agora no mandato de vereador.

"Nós decidimos iniciar a limpeza por conta própria, após licença da Defesa Civil, retirando as plantas que tomaram conta da lagoa, também para reduzir a quantidade de escorpiões e outros bichos peçonhentos que invadem as residências do entorno. Nosso projeto prevê a instalação de pista de caminhada, espaço de lazer e para empreendimentos, como trailers de alimentos e serviços, como pedalinho para gerar renda e oportunidade de emprego em nossa comunidade. Também vamos buscar apoio da iniciativa privada para nos ajudar a concluir o projeto, unindo a comunidade, o Poder Público e a iniciativa privada na proteção das lagoas", explicou o vereador.

Atualmente, os voluntários contam com a cessão de uma máquina pela Prefeitura. Tanto Kamogawa como o secretário municipal de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, sinalizaram que continuarão apoiando essa ação dos moradores de Ártemis.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Josef Borges também apresentou ao secretário sua ideia de ampliar a educação ambiental com o reflorestamento das lagoas, envolvendo os estudantes do distrito de Ártemis. "Ao participarem diretamente da ação, as crianças aumentam o vínculo com os espaços e despertam para a responsabilidade cidadã de cada um com o meio ambiente. Temos muito trabalho a realizar e nossa intenção é atuar em conjunto com o Poder Público", afirmou.

Kamogawa ressaltou que equipes da Sedema podem auxiliar a comunidade nessa recuperação das margens da lagoa, com apoio técnico e para as ações de educação ambiental. "Temos profissionais ótimos e dedicados a realizarem esses projetos no município", disse.

O vereador e o secretário também conversaram sobre leis que podem ser aprimoradas para beneficiar o cuidado com o meio ambiente no município. "Algumas normas criadas há alguns anos demonstram que precisam ser aprimoradas, e a ajuda da Câmara nessas legislações será muito importante para ajudar o nosso trabalho na Sedema", disse Kamogawa. "Vamos avaliar essas leis, discutir as mudanças necessárias, conversar com a sociedade e apresentar projeto para ser votado pelos demais vereadores", completou Josef Borges.



Texto:  Assessoria parlamentar


Meio Ambiente Josef Borges

Notícias relacionadas