26 de setembro de 2025
Vereador aborda busca de recursos para equipar o Corpo de Bombeiros
Renan Paes também comentou sobre a situação dos moradores de rua
O vereador Renan Paes (PL) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Piracicaba, durante a 53ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (25), para falar sobre o trabalho de captação de recursos através de emendas parlamentares para equipar o Corpo de Bombeiros de Piracicaba. Ele citou que a corporação tem uma demanda muito grande por atender várias cidades da região e está com dificuldade por falta de viaturas e equipamentos.
“Este ano consegui uma Emenda de R$ 219 mil através do deputado estadual Capitão Telhada, mas realmente não é o suficiente”, colocou. “Para deixar uma viatura de bombeiro em condições de atendimento é muito caro e vou até a Assembleia Legislativa para pedir mais emendas para a corporação de maneira a deixar essas viaturas em total condições”.
Lembrou que, no caso do incêndio do Mercado Municipal, foi necessário acionar uma viatura auto bomba de Limeira para auxiliar na ocorrência. “Isso tem um atraso, tem um tempo logístico diferente se as viaturas de Piracicaba estivessem em seu pleno funcionamento”, afirmou.
No discurso, Renan Paes também comentou sobre a situação dos moradores de rua, em especial da praça José Bonifácio. Exibiu o vídeo de uma pessoa defecando no local. “Isso reflete não só o abandono das praças, mas a falta de política pública preventiva e repressiva quanto a esses usuários de droga que permanecem nas nossas praças”, disse.
Criticou as doações de dinheiro, comida, roupas e colchões para essa população e também os serviços médicos prestados, que fazem com que a situação se perpetue. “É a única categoria que não tem que pegar ônibus para ir na UPA. Porque a Secretaria de Desenvolvimento Social vem aqui na praça cuidar dos coitadinhos. Os caras têm a melhor vida do mundo”, disse. “Se já tem um Centro POP, já tem casa de passagem, atende os caras lá, faz eles passarem no postinho também, igual ao cidadão comum, pegar o encaminhamento para depois da consulta mandarem para outro lugar porque a saúde pública é assim. Por que o morador de rua, usuário de droga, não passa por esse mesmo sistema do cidadão comum? Isso é um absurdo”.
Em aparte, o vereador Gustavo Pompeo (Avante) defendeu a responsabilização dessas pessoas e que a Secretaria de Desenvolvimento Social deve ter um olhar nesse sentido.
Renan Paes disse ainda que não há índices de suicídio nesse segmento da população. “Você não vê ‘nóia’ de rua se suicidar. Porque eles não têm preocupação, não têm depressão. Quem tem depressão é o trabalhador. Todo dia vivendo a pressão da responsabilidade de ter que viver em sociedade, sustentar uma família, às vezes fica sem condição”, acrescentou. “Piracicaba é o paraíso do ‘nóia’. É muita marmita e muito assistencialismo para pouca responsabilidade”.
No discurso, o vereador falou ainda sobre a política nacional. “Agora é hora de não subir aqui para defender bandido. Mas defender, sim, aqueles que estão presos por não fazer nada. Por justamente, pelas mesmas pessoas que soltaram todos os bandidos políticos do colarinho branco todo esse tempo”, afirmou. “Está havendo uma blindagem através do STF do pessoal que roubou os idosos e deficientes. Inclusive, uma delas agora que caiu na CPMI é a Gleise Hoffmann, do PT. Aquela mesmo que usa o avião de uma empresa de Piracicaba, que está ligada ao PCC”.
Confira, no vídeo, o discurso completo do vereador.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
25 de setembro de 2025
25 de setembro de 2025
24 de setembro de 2025
23 de setembro de 2025