PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE JUNHO DE 2022

Tribuna da Câmara passa a se chamar “Maria Benedita Pereira Penezzi”


De autoria é da vereadora Silvia Morales (PV), projeto de resolução foi aprovado nesta quinta-feira (9), na 25ª reunião ordinária, e homenageia primeira vereadora eleita



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Ditinha Penezzi foi a primeira mulher eleita vereadora pelo voto popular direto Piracicaba






Foi aprovado nesta quinta-feira (9), na 25ª reunião ordinária, o projeto de resolução 003/2022 que denomina como “Maria Benedita Pereira Penezzi” a Tribuna da Câmara Municipal de Piracicaba. A autoria é da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo ‘A Cidade É Sua’. “Quando veio esse projeto idealizado pelo João Scarpa achei legal porque ela fez parte das nossas vidas”, disse.

Na justificativa, a parlamentar informa que Ditinha Penezzi, como era carinhosamente chamada, nasceu em Piracicaba no dia 19 de julho de 1917, e faleceu em 26 de junho de 1985, aos 67 anos de idade. Ela foi a primeira mulher eleita vereadora pelo voto popular direto em toda a história de Piracicaba, como candidata do Partido Social Progressista, nas eleições realizadas em 1955, sendo, dessa forma, a segunda mulher a ocupar uma cadeira na Câmara.

Após cumprir seu primeiro mandato, foi reeleita cumprindo consecutivas legislaturas (1956-1959, 1960-1963, 1964-1968, 1969-1972), passando pelos partidos PSD e PSP, totalizando 17 anos como vereadora. “Em 1976, desistiu da candidatura pela Aliança Renovadora Nacional, devido a perda de um filho. Ditinha sempre foi muito corajosa, e sabia enfrentar o preconceito e a violência política que sofria pelo fato de ser mulher, negra e de origem modesta”, enfatizou.

Em aparte, a vereadora Rai de Almeida (PT) demonstrou apoio ao projeto: “não poderia deixar de elogiar a iniciativa da vereadora Silvia em apresentar essa bela homenagem. É importante dizer o quanto é importante esse título. Se hoje nós temos machismo nas nossas ações políticas, imagina na metade do século 20. Ela não se intimidava com as violências e os preconceitos. Os homens ficam muito incomodados com as mulheres nesses espaços”.

 



Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Reunião Ordinária Institucional Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas